Para se inscrever, a Padrinho/Madrinha, independente da modalidade almejada, seja ela, Afetivo(a), Provedoro(a) ou Prestador(a) de Serviço, o interessado deverá assinar o Termo localizado na Aba Modalidades. Destaca-se que é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de apadrinhamento, nos termos do Edital.
Vale destacar que, os pretendentes a padrinhos e madrinhas na Modalidade Afetivo(a) realizarão curso preparatório, conforme item 9.5 e 11.7 do Edital. Ao longo do curso, serão abordados os seguintes temas: Marcos regulatórios e normativos; Direitos da criança e do adolescente; Medidas de proteção e acolhimento como medida protetiva de caráter excepcional e provisório; As diferentes modalidades de acolhimento; Etapas do desenvolvimento da criança e do adolescente; Conceitos de apadrinhamento, adoção, tutela e guarda; Modalidades de apadrinhamento; A prática do voluntariado no apadrinhamento; Noções sobre a formação e rompimento de vínculos afetivos; Desligamento, profissionalização e projeto de vida de adolescentes que vivem em serviços de acolhimento; Noções gerais sobre o funcionamento dos serviços de acolhimento.
Após preenchimento do Formulário da Modalidade escolhida, o Padrinho ou Madrinha deverá anexar toda a documentação exigida. A equipe do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM) realizará contato com o(a) voluntário(a) tão logo seja validada a sua inscrição.