O Poder Judiciário do Tocantins tem se empenhado em realizar ações integradas e contínuas para garantir a acessibilidade e inclusão, de forma a eliminar e prevenir barreiras que possam prejudicar as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a exercerem seus direitos em igualdade de oportunidades.
Uma delas é a adoção do modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade para a web, como o WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
Recursos de acessibilidade do portal
Na parte lateral direita do portal, há a opção do VLibras para as pessoas surdas, por meio do ícone das mãos brancas em fundo azul. A ferramenta faz a tradução automática da Língua Portuguesa Brasileira para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Na parte superior, logo ao lado da barra de “Acessibilidade”, há um atalho para alterar o contraste.
Além disso, para tornar ainda melhor a experiência do usuário com baixa visão, é possível aumentar, diminuir ou manter o tamanho original da letra da página, por meio da seguinte combinação:
Pressionar as teclas “ctrl +” no Windows ou “cmd +” no Mac OS, para aumentar a letra.
Pressionar as teclas “ctrl -” no Windows ou “cmd -” no Mac OS, para diminuir a letra.
Pressionar as teclas “ctrl 0 (zero)” no Windows ou “cmd 0 (zero)” no Mac OS, para manter a letra ou retornar ao tamanho original.
Os navegadores Chrome e Firefox também permitem a mudança de tamanho da letra por meio da seguinte combinação: manter a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada juntamente com a rolagem do botão central do mouse para frente, que aumenta a fonte; para trás, diminui a fonte.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
A página dispõe ainda de leitor de tela NVDA, software que tem a funcionalidade de converter um texto disponível na tela do computador em um discurso sintetizado, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo selecionado.
O Portal do TJTO também conta com a tecnologia assistiva Rybená, que consiste em um software com as ferramentas libras, voz e recursos de leitura. Através da personagem Ana, a tradução do texto escrito pode ser feita na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês. Essa ferramenta pode ser acessada pelo ícone branco com fundo azul de uma pessoa falando, logo abaixo do ícone VLibras. Para mais informações, acesse o ícone do “Rybená” (ou da “Ana”) logo abaixo.
Para mais teclas de atalhos e informações, clique para acessar:
Leitor de Tela NVDA, Guia de Teclas de Atalhos para acesso aos sistemas do Poder Judiciário do Tocantins, Cartilha Posso Ajudar e Publicações referentes às ações deste Tribunal sobre a temática de acessibilidade e inclusão.
Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão - CPAI foi criada por meio Resolução nº 26 de 17 de agosto de 2021, em consonância com a Resolução n° 401, de 16 de junho de 2021 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.
Dentre as funções da CPAI estão:
- Propor, coordenar e, no que couber, implementar planos, programas, projetos e ações voltados à promoção de acessibilidade e inclusão, e à oferta de suporte biopsicossocial e institucional à pessoa com deficiência;
- Propor ações de sensibilização e capacitação do quadro de pessoal e, no que couber, do quadro auxiliar, a fim de promover conscientização e promoção de direitos, e o atendimento adequado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
- Participar do acompanhamento funcional dos servidores com deficiência.
A unidade de acessibilidade e inclusão responsável pela implementação das ações da CPAI é a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social – COGERSA.
Composição da CPAI
- Desembargadora Ângela Haonat, presidente da CPAI
- Juiz Auxiliar da Presidência Arióstenis Guimarães Vieira
- Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Manuel de Faria Reis Neto
- Diretor-Geral Francisco Alves Cardoso Filho
- Diretor Judiciário Wallson Brito da Silva
- Diretora de Infraestrutura e Obras Rosane Helena Mesquita Vieira
- Diretora de Gestão de Pessoas Paula Jorge Catalan Maia
- Diretor Administrativo Carlos Henrique Drumond Soares Martins
- Diretora do Centro de Comunicação Social Paula Marcia Bittencourt Viana Klein
- Diretora de Tecnologia da Informação Alice Carla Souza Setúbal
- Coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos Renato Alves Gomes
- Representante da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social Luciene das Graças Dantas
- Secretária Executiva da Comissão de Acessibilidade e Inclusão Patricia Urcino Idehara
- Técnica Judiciária Eva Portugal De Sousa
- Técnico Judiciário Genival Ambrósio Rocha
Em caso de problemas com acessibilidade, entre em contato com a CPAI:
Telefone: (63) 99232-3479
E-mail:
O órgão usa legenda em manifestações públicas
O órgão usa audiodescrição em manifestações públicas
O órgão utiliza intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas
O órgão disponibiliza o planejamento das ações de acessibilidade?
Relatório de acessibilidade 2023