
O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da comarca de Dianópolis, promove o concurso “Eu Faço o Meu Brinquedo”, com o objetivo de incentivar a sustentabilidade, por meio da criatividade, e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A ação surgiu a partir do “Plantar para ComPensar”, um projeto da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), que busca fomentar a adoção de práticas sustentáveis e o consumo consciente de materiais administrativos em suas unidades. Em Dianópolis, a iniciativa tem parceria com o espaço recreativo Balão Mágico e contempla crianças de até 12 anos completos.
O projeto consiste em criar brinquedos usando materiais recicláveis. As crianças participantes fizeram vídeos do processo de confecção, registraram uma foto e, com a autorização dos responsáveis, postaram no Instagram no perfil destes, marcando as contas @df_dianopolis e @balao_magicodno.
Resultados e premiação
A divulgação do vencedor será feita no perfil oficial da comarca de Dianópolis (@df_dianopolis) nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro. Entre os critérios de avaliação dos jurados, será considerada a criatividade, os materiais usados e o engajamento da publicação na rede.
O(a) participante premiado(a) ganhará um dia inteiro de tempo livre no espaço de recreação Balão Mágico, em Dianópolis, que conta com escorregador, piscina de bolinhas, pula-pula e outras atrações para o divertimento da criançada.
Confira mais informações no edital.
Plantar para ComPensar
O "Plantar para ComPensar" foi desenvolvido pela Cogersa para atender aos termos da Resolução CNJ nº 400/2021, alterada pela Resolução nº 550/2024, e ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins. Ele tem como objetivo principal promover a conscientização socioambiental entre magistrados (as), servidores (as), colaboradores (as) e a sociedade em geral, incentivando práticas que reduzam o consumo de papel e as impressões realizadas.
A iniciativa busca melhorar os indicadores de sustentabilidade do Poder Judiciário do Tocantins, como o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), que é um dos critérios avaliados no Prêmio CNJ de Qualidade.
O projeto foi elaborado seguindo a metodologia do Escritório de Projetos e contempla ações como campanhas educativas, plantio de árvores e mudanças comportamentais para fomentar a responsabilidade ambiental. Ele também está alinhado ao Macrodesafio "Promoção da Sustentabilidade" e ao Plano de Logística Sustentável (Portaria nº 3169/2023).