Gincana sustentável da CGJUS arrecada 274,9 kg de material para reciclagem

Lucas Nascimento Fotografia colorida onde um grupo de pessoas está posando para foto caracterizadas com roupas temáticas de festa junina em frente a uma parede com fotos de vários corregedores dentro de uma sala branca

Um momento de integração entre os servidores e conscientização a respeito da importância da sustentabilidade. A 1ª edição da Gincana Sustentável da Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) resultou na arrecadação de 274,9 kg de materiais recicláveis. O anúncio da equipe vencedora foi feito na tarde desta sexta-feira (12/7), com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e da presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente. 

A Coordenadoria de Correição (Cplan) venceu a competição sustentável que mobilizou magistrados(as) e servidores(as) durante todo o mês de junho. A equipe arrecadou 162,9kg de materiais reciclados, entre tampinhas e garrafas pet, latas e lacres de alumínio, embalagens plásticas, papel, papelão e vidro. A Cplan também se destacou pela decoração da sala utilizando material reciclado e o engajamento da equipe. “Iniciativas como esta, além de promover uma maior integração entre as equipes, reforça a ideia de que a sustentabilidade é uma realidade e que todos precisamos estar envolvidos neste processo”, avaliou o coordenador Renato Gomes, agradecendo a mobilização de toda a equipe. “Esse prêmio é de cada um de vocês, foi tudo muito orgânico, todo mundo querendo dar a sua contribuição e deixar o ambiente mais gostoso neste período. Parabéns, equipe Cplan”, disse.

A Cplan conquistou o primeiro lugar da competição com 716 pontos, seguida da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado do Tocantins (Ceja), com 323 pontos; e a equipe Coad/Consid/Compad, que alcançou 121 pontos.

Todo o material arrecadado durante a gincana será destinado a entidades credenciadas junto à CGJUS:  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares); e Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins- Cooperan.

Sustentabilidade

A 1ª edição da Gincana Sustentável teve como tema as festas juninas. A ação faz parte da Meta 8A do Plano de Gestão 2023-2025 da CGJUS, que busca desenvolver ações para implementar, estimular e viabilizar práticas sustentáveis de acordo com a Resolução CNJ n. 400/2021 (Diretriz Estratégica 9 do CNJ) e está alinhada à política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Tocantins. “Esta  gincana não apenas contribuiu com o clima organizacional como é um importante canal de sensibilização sobre a temática da sustentabilidade, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Então agradeço por abraçarem esse projeto, todos se empenharam bastante, vestiram a camisa e fizeram a diferença”, destacou a corregedora durante a entrega do prêmio. 

Prestigiando o evento de premiação, a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou a iniciativa da corregedoria em prol da sustentabilidade e destacou que o projeto pode ser ampliado no âmbito do Poder Judiciário. "Vejo como uma prática lúdica, divertida e criativa que fortalece a cultura da sustentabilidade em nossas unidades, em alinhamento às diretrizes do Plano de Logística Sustentável", disse.

 

Parabenizo à CGJUS, na pessoa da desembargadora Maysa Vendramini, por proporcionar aos servidores esse momento de descontração e de integração, ao mesmo tempo em que todos nós nos beneficiamos com o engajamento desses valorosos colaboradores na arrecadação de resíduos e na destinação ambientalmente correta. Desejo que essa iniciativa se perpetue e sirva de exemplo para que outros órgãos e unidades do nosso Poder Judiciário sigam pelos trilhos da sustentabilidade", finalizou a desembargadora Ângela. 

Homenagem

Ainda durante o momento de confraternização, o colaborador José Roseno Neres Araújo da Silva recebeu uma homenagem pela contribuição e dedicação às ações de sustentabilidade realizadas na CGJUS. Conhecido por todos como “Seu Zé”, ele é quem cuida pessoalmente de todo o material reciclável no prédio da Corregedoria e foi ele quem fez a coleta e pesagem dos itens recolhidos durante a gincana. 

“Seu Zé foi fundamental neste processo e só temos que agradecer tanto a ele quanto a todos os servidores que abraçaram a causa da sustentabilidade. Fico muito feliz com esse resultado final, que nos fortalece como equipe e como agentes de transformação”, disse a chefe de gabinete da CGJUS, Lívia Guimarães - gestora da Meta 8 juntamente com o servidor Alecsandre Alves Oliveira.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima