TJTO bate recorde de arrecadação e doa mais de 1,5 tonelada de tampinhas e lacres ao Hospital de Amor

Elias Oliveira Na imagem, vemos um grande grupo de pessoas reunido em um saguão espaçoso com paredes de tijolos aparentes, provavelmente de uma instituição pública ou corporativa, celebrando uma ação solidária. Ao centro, uma tela exibe a frase "1,5 tonelada arrecadada", indicando o sucesso de uma campanha, possivelmente de arrecadação de tampinhas plásticas, como sugerem os vários sacos e a grande quantidade dessas tampinhas coloridas organizadas no chão à frente do grupo. Os participantes, vestindo trajes formais ou sociais, posam sorridentes para a foto coletiva, muitos segurando sacolas ecológicas com o logotipo do evento. O ambiente é moderno, bem iluminado e decorado com plantas, banners comemorativos e retratos na parede, sugerindo também uma celebração pelos 35 anos da instituição anfitriã. O clima geral é de orgulho e comemoração por uma ação comunitária bem-sucedida.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na manhã desta sexta-feira (13/6), a entrega de 1,5 tonelada de tampinhas plásticas e lacres de alumínio ao Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. A doação aconteceu durante o III Encontro de Gestão Socioambiental do Judiciário Tocantinense e marcou um feito histórico: trata-se da maior arrecadação já recebida pela unidade do Hospital no Tocantins.

A conquista é resultado da mobilização de magistrados(as), servidores(as), comarcas e da sociedade, que abraçaram mais uma vez a campanha “Amor em Doação”. Para representar visualmente o engajamento coletivo, foi montada uma piscina de tampinhas no hall do Tribunal, simbolizando o mergulho do Judiciário e da comunidade nessa corrente solidária.

“Essa piscina é muito mais do que uma ação simbólica. Ela representa a união de mãos e corações em torno de uma causa nobre. É emocionante ver o quanto o Judiciário tocantinense está comprometido não apenas com a Justiça, mas com a vida das pessoas”, destacou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

A campanha é coordenada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (COGERSA) e contou com o apoio das diretorias de Foro, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS).

“Esse recorde mostra que cada pessoa que juntou tampinhas fez parte de uma grande corrente. A campanha é uma lição prática de cidadania: pequenas atitudes, quando somadas, transformam realidades”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJTO.

Todo o material destinado ao Hospital de Amor será revertido em recursos financeiros para custear o tratamento de pacientes com câncer. “Essa campanha mostra que qualquer pessoa pode fazer a diferença. Coletar uma tampinha ou um lacre é um gesto simples, mas que ajuda o meio ambiente e salva vidas”, enfatizou Leonel Dias, captador de recursos da instituição.

A iniciativa também foi elogiada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Feliciano, que ministrou palestra durante o Encontro Socioambiental.


“Fiquei especialmente impressionado com tudo que o TJTO tem feito em termos de sustentabilidade. Essa é uma iniciativa exemplar, que alia destinação adequada de resíduos à geração de renda para o Hospital de Amor. Um modelo para todo o país.”

Arrecadação de tampinhas e lacres no TJTO
A iniciativa de arrecadar tampinhas plásticas e lacres de alumínio no âmbito do Poder Judiciário tocantinense teve início em 2020, durante a gestão do então corregedor-geral da Justiça, desembargador João Rigo Guimarães. Desde então, a campanha vem sendo ampliada e fortalecida, com o engajamento das comarcas, servidores(as) e da sociedade, consolidando-se como uma das principais ações socioambientais do TJTO.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima