Poder Judiciário do Tocantins discute com parceiros a ampliação de novas unidades do Justiça Bem Aqui em áreas estratégicas do Estado

Elias Oliveira Imagem de homens e mulheres reunidos ao redor de uma mesa de madeira em tom escuro, em uma sala branca com persiana clara

Garantir uma Justiça mais próxima da sociedade tem sido um compromisso do Judiciário do Tocantins. Após o sucesso da inauguração do “Justiça Bem Aqui - Ponto de Inclusão Digital (PID)”, no município de Mateiros, distrito da Comarca de Ponte Alta, integrantes do Sistema de Justiça iniciaram as tratativas para a ampliação da iniciativa. Em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (8/4), a vice-presidente do TJTO e presidente do Grupo de Trabalho, desembargadora Ângela Prudente, apresentou aos parceiros a proposta para adesão de todos na instalação de novas unidades em áreas estratégicas do Estado. 

Eu vi, eu presenciei a emoção e a participação da comunidade local na inauguração do PID de Mateiros. Vi o quanto é importante esse Ponto de Inclusão Digital e que nós possamos dar continuidade a esta parceria iniciada lá, porque isso facilita a celeridade, a acessibilidade e a efetividade da Justiça”, afirmou a desembargadora ao reforçar a importância do projeto para a população tocantinense, disse a desembargadora Ângela Prudente.  

Com espaço e estrutura já definidos Figueirópolis pode ser o próximo município a ganhar um ponto do Justiça Bem Aqui. “Eu verifiquei em uma das visitas que eu fiz ano passado, lá na doutora Edilene, e ela falou da dificuldade de que é trazer as testemunhas de Figueirópolis para a sede do Fórum de Gurupi, por isso a necessidade de implantação. Pensando nisso, temos que, cada vez mais, desenvolver projetos e ações que possam trazer o cidadão a ter esse amplo acesso à justiça”, enfatizou a vice-presidente do TJTO. 

Participando da reunião de forma virtual, a diretora do Foro da Comarca de Gurupi, juíza Edilene Pereira de Amorim destacou que o PID em Figueirópolis está previsto para funcionar na antiga sede do fórum da cidade e que a Prefeitura Municipal já disponibilizou servidores para atuarem no espaço.

Grupo de Trabalho

A Portaria TJTO nº 1348/2023, instituiu o Grupo de Trabalho (GT) intersetorial no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins com a finalidade de promover estudos e apresentação de plano para a construção da política pública institucional de inclusão digital. A coordenadora do GT e Gestora da Meta 1 do Plano de Gestão 2023-2025 do TJTO, juíza de Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, também trouxe a indicação de novas unidades do projeto em Esperantina e Lizarda, regiões de difícil acesso. 

A presidente desembargadora Etelvina e a desembargadora Ângela me solicitaram que fosse feito um PID na parte central do Estado e outro ao norte, que seria em Esperantina e Lizarda, com todos nossos parceiros de Mateiros. O que permite não apenas realizar as nossas audiências, mas também levar todos os serviços do Sistema de Justiça, declarou a magistrada.

Membro do grupo de trabalho como magistrado de Cooperação Judiciária, o juiz Océlio Nobre da Silva pontuou que o CNJ, em uma de suas visitas institucionais ao TJTO parabenizou o órgão por primar pelo conforto ao cidadão. “A razão do PID é exatamente essa, levar conforto ao cidadão, por isso a tendência é ampliar a ação. Temos locais críticos em termos de transporte público, inclusive já tive caso em que a pessoa dormiu na praça para não perder a audiência”.

Justiça Bem Aqui - Mateiros

O Justiça Bem Aqui (PID) de Mateiros foi inaugurado no último dia 25 de março, sendo o primeiro instalado por meio da parceria firmada no Termo de Cooperação Técnica assinado pelos presidentes do Tribunal de Justiça do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) e os representantes das seguintes instituições: Justiça Federal (1º grau), Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Defensoria Pública Estadual (DPE-TO). Durante a entrega da unidade foi realizada por todos os parceiros uma grande ação no município com a oferta de diversos serviços à população. 
Além desse, o Judiciário conta com mais dois PIDs, em Caseara e Almas. Porém, estes últimos só tem parceria com a Prefeitura de seus respectivos municípios. 

Pontos de Inclusão Digital

Com a proposta de ampliação, o Tocantins passará de três para oito Pontos de Inclusão Digital. Confira como vai ficar: 

Figueirópolis - Instalação de um novo PID
Esperantina – Instalação de um novo PID
Lizarda – Instalação de um novo PID
Caseara – Ampliar atendimento com adesão de parceiros
Almas – Ampliar atendimento com adesão de parceiros
Goianorte – Adesão do TJTO a um ponto de atendimento da Defensoria Pública 
Lajeado - Adesão do TJTO ao PID do TRE-TO

Presenças

Também participaram da reunião os representantes das instituições parceiras: a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto; o juiz José Maria Lima, ouvidor Regional Eleitoral e Juiz de Cooperação do TRE; juiz Federal Gabriel Brum Teixeira, diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins; juiz Arióstenis Vieira, juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJUS); juíza Odete Almeida, coordenadora da COCID/Coordenadoria de Cidadania da CGJUS; Vick Aglantzakis, secretário Judiciário do TRE-TO; Ricardo Antonio, diretor-geral da Seção Judiciária – TO; a chefe de Gabinete do Segundo Subdefensor Público-Geral (Dr. Danilo Frasseto  Micheline), Rafilla Castro; Andreia Braga, assessora da Procuradoria-Geral da Justiça (MPTO). Colaboraram ainda de forma virtual, os juízes diretores dos Foros da Comarca de Dianópolis, juiz Rodrigo da Silva Perez Araujo, e da Comarca de Gurupi, juíza Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário. Estiveram também diretores e gestores do TJTO.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima