Diretoria de Tecnologia da Informação apresenta resultados em reunião de monitoramento do plano diretor de TIC e execução de metas

Edinan Cavalcanti / Esmat Fotografia colorida de uma reunião acontecendo em uma grande sala branca, com uma tela na parede a frente e atrás dela um mural azul cheio de palavras. Várias pessoas estão sentadas em cadeiras pretas, e a sua frente uma mulher de cabelos pretos e blazer vermelho palestra

Responsável por manter toda a infraestrutura de tecnologia da informação do Poder Judiciário tocantinense, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF) fez uma reunião de monitoramento de ações nesta quarta-feira (11/12), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmat), para análise do desempenho no biênio. Um dos pontos discutidos pela diretora de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO),  Alice Carla de Sousa Setubal, foi o Plano Diretor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

O plano é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia, com o objetivo de atender às necessidades finalísticas e de informação do Tribunal de Justiça, bem como de apoiar os membros da gestão do Judiciário. Segundo a diretora, as reuniões têm a função de monitorar a execução do plano e o cumprimento das metas sob a responsabilidade da diretoria.

“Nós tivemos um resultado positivo em 2023, a DTINF executou 97,4% das ações propostas e em 2024, até este momento, nós estamos com 80% de execução”, destacou Alice Setubal, durante a reunião realizada com mais de 100 servidores da diretoria. 

A reunião também serviu para a discussão dos resultados de uma pesquisa feita em 2023 e a realização de uma nova pesquisa, em tempo real, com os presentes, a partir do acionamento de um QRCode.

“Um dos pontos positivos abordados pela equipe foi a melhora que a gente teve na comunicação entre as equipes”, destacou, entre outros temas abordados, como os desafios de ampliar a força de trabalho. 

Segundo a diretora, atualmente são 104 servidores da área, enquanto uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que o quantitativo ideal para atender toda a demanda tecnológica do Judiciário tocantinense seria de 203 profissionais. 

O nível de excelência obtido pelo TJTO no iGovTIC de 2024 também pautou o encontro setorial. O índice, criado pelo CNJ, mensura os viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. Pela primeira vez o TJTO alcançou o nível máximo, acima da média nacional, ao receber a nota 90,60. No ranking de 2023, o TJTO já havia subido de posição geral - de 85 para 60 - e de 23 para 20º entre os tribunais da justiça estadual. 

Estar com entre os finalistas do Prêmio Conip 2023 e do Expojud, com o Gise (Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais do Tocantins), e do Conip 2024, com o painel de Priorização de Demandas, também foram relacionados como casos de sucesso do TJTO, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Além do sistema Credenciar, solução lançada antes da abertura da reunião setorial (inserir link), a diretoria listou projetos de tecnologia em andamento no TJTO. Entre eles estão: telefonia IP, arquitetura em nuvem, painéis de BI, plano de transformação digital, soluções em inteligência artificial e aplicativo TJBemAqui, compondo o portifólio de soluções atualmente em desenvolvimento pela diretoria.

A reunião também definiu que até janeiro a diretoria deixará pronta as minutas do plano diretor de TIC para o próximo biênio que deverá ser apresentado em fevereiro para a nova gestão.

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima