Cevid discute com rede de proteção ações para o fortalecimento do enfrentamento à violência doméstica em Goiatins

Imagem mostra um computador de mesa com uma tela exibindo várias pequenas janelas com pessoas que participam de uma reunião online.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), promoveu uma reunião online com a rede de proteção da Comarca de Goiatins, nesta quinta-feira (21/8). O encontro teve como objetivo apresentar a ação de articulação e estruturação da rede de enfrentamento, assim como fortalecer o trabalho conjunto de prevenção e combate à violência doméstica e familiar na região.

A reunião foi conduzida pela servidora da Cevid, Luciana Aires, que apresentou o projeto JUS em Ação, principal iniciativa da gestão 2025–2027 do TJTO, tendo como eixo central ampliar o acesso à Justiça e promover a cidadania, especialmente nas comarcas de entrância inicial, como a de Goiatins.

Durante o encontro, Luciana também falou sobre o projeto Banco Vermelho, que será instalado no dia 1º de setembro em Goiatins, durante a primeira edição do JUS em Ação na comarca. Trata-se de uma intervenção urbana com um banco de quatro metros de comprimento e 1,80m de altura, símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher e da luta contra o feminicídio.

A iniciativa está alinhada à Lei nº 14.942/2024, que incentiva a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos para conscientizar a sociedade sobre o tema.

 

Cevid

Na oportunidade, a assessora também destacou a atuação da Cevid, órgão permanente do TJTO, criado pela Resolução nº 01/2012, com a missão de elaborar, coordenar e executar políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Com um papel fundamental na integração entre instituições e no fortalecimento das redes de proteção e acolhimento, a Cevid é atualmente coordenada pela juíza Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, que não pôde permanecer até o final da reunião por conta das ações intensificadas da Semana Justiça pela Paz em Casa.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima