TJTO publica calendário de feriados e pontos facultativos para 2026

Imagem em formato de banner com o texto “Calendário de Feriados 2026” em destaque, no centro. Ao fundo, há ícones de avião e um calendário ilustrado. Na parte inferior esquerda, aparece uma mala aberta com roupas e acessórios de viagem. Ao centro inferior, o logotipo do Poder Judiciário.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, por meio da Portaria nº 3741/2025, o calendário de feriados e pontos facultativos no âmbito do Poder Judiciário tocantinense para o exercício de 2026. A medida orienta o funcionamento das unidades administrativas e judiciárias em todo o Estado ao longo do próximo ano e proporciona previsibilidade no planejamento institucional e no atendimento ao público.

Entre as datas estabelecidas estão feriados nacionais, estaduais e municipais, além de pontos facultativos. Ocorrências tradicionais, como o Carnaval (16 e 17 de fevereiro) e a Semana Santa (1º, 2 e 3 de abril), seguem o previsto na legislação. Já os dias 20 de abril, 5 de junho e 10 de agosto foram definidos como pontos facultativos.

A Portaria também transfere dois feriados para novas datas no ano de 2026. O Dia do Servidor Público, tradicionalmente em 28 de outubro, será observado em 30 de outubro. Já o feriado do Dia da Justiça, antes celebrado em 8 de dezembro, foi transferido para 18 de dezembro.

Na Capital, além das datas aplicáveis a todo o Estado, permanecem como feriados municipais o Dia de São José, em 19 de março, e o aniversário de Palmas, em 20 de maio. Nas comarcas do interior, serão observados os feriados municipais definidos pela legislação local.

 

Confira o calendário completo

DATAS FERIADOS E/OU PONTOS FACULTATIVOS
16 e 17 de fevereiro Carnaval (art. 110, parágrafo único, Lcp nº 10/1996)
1º, 2 e 3 de abril Semana Santa (art. 110, Lcp nº 10/1996)
20 de abril Ponto facultativo
21 de abril Tiradentes
1º de maio Dia do Trabalhador
4 de junho Corpus Christi (ponto facultativo)
5 de junho Ponto facultativo
10 de agosto Ponto facultativo
11 de agosto Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil
15 de agosto Dia do Senhor do Bonfim (Lei nº 4.509/2024)
7 de setembro Independência do Brasil 
8 de setembro Nossa Senhora da Natividade – Padroeira do Tocantins
5 de outubro Criação do Estado do Tocantins
12 de outubro Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil 
30 de outubro Dia do Servidor Público
2 de novembro Finados
15 de novembro Proclamação da República
20 de novembro Dia da Consciência Negra
18 de dezembro Dia da Justiça

 

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima