
R de Reutilizar, reaproveitando o mesmo item de outras formas. Com esta motivação, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, assinou nesta quinta-feira (1º/8), o termo de doação de 70 equipamentos de informática para beneficiar instituições do município de Porto Nacional, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e a Secretaria de Assistência Social e Habitação.
"A gente deseja muito sucesso e que façam bom uso dos computadores, pois são equipamentos em muito bom estado de uso”, destacou a presidente, lembrando que as doações fazem parte da política socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins, instituída pela Portaria TJTO nº 769, de 30 de março de 2021 e Resolução nº 30, de 29 de setembro de 2021, e visa promover a destinação adequada para reutilização dos bens que são substituídos.
Os equipamentos (monitor, CPU, teclado, mouse) pertenciam à Comarca de Porto Nacional e possuem no máximo três anos de uso. Antes de serem doados, passaram por limpeza e formatação, respeitando a Instrução Normativa nº 07/2021.
Instituições beneficiadas
Com mais de 1.300 alunos, o diretor-Geral do IFTO-Campus Porto Nacional, Albano Dias Pereira Filho, agradeceu a doação dos 50 computadores por meio do Termo de Doação Nº 33/2023. “Nossos computadores são bem antigos, de 2010, e estes 50 novos computadores nós vamos instalar no laboratório. Será um ganho excelente para a instituição. Somos muito gratos ao Judiciário”, disse.
“Agradecemos a parceria com o Judiciário, pois será de grande utilidade para nossos equipamentos públicos”, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Porto Nacional, Keila Viana Ribeiro Maciel, referindo-se aos 20 computadores recebidos e que serão destinados a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social, sendo elas: a instituição de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Tia Messias Braga; três Centros de Referências de Assistência Social (CRAS); e dois Núcleos de Assistência Social (NAS).
Presenças
Participaram o diretor do Foro da Comarca de Porto Nacional, juiz Elias Rodrigues dos Santos; diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes; diretor Financeiro do TJTO, Gizelson Monteiro; chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Jeane Justino; a superintendente de Assistência Social de Porto Nacional, Ana Caroline Parrião; a coordenadora de Proteção Básica, Caroline Pereira; assessora do Gabinete da Secretária, Michele Teles; e o representante do gabinete do IFTO, Gustavo Martins Cardoso.