
A campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas realizada pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) em prol do Hospital de Amor de Palmas agora tem um nome: “Amor em Doação”. A deliberação aconteceu na reunião da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) ocorrida na última semana de agosto.
Iniciada em 2021, a campanha é uma das ações do Programa Coleta Seletiva Solidária implantada nas unidades prediais deste Poder e, somente em 2024, com o esforço coletivo, foi reunido um total de 826 Kg de material, sendo 497,6 Kg de lacres de alumínio e 328,4 Kg de tampinhas plásticas, entregues no mês de junho, durante as ações do Junho Ambiental do PJTO. Todo material arrecadado é revertido em recursos para o tratamento de pacientes oncológicos.
O projeto objetiva atender à determinação contida na Resolução CNJ nº 400/2021, alterada pela Resolução CNJ nº 550/2024 e no Plano de Logística Sustentável do PJTO, eixos Gestão de Resíduos e Ação Solidária, por meio do recolhimento das tampas plásticas e lacres de alumínio, em todas as unidades prediais do Judiciário, para serem destinadas ao Hospital de Amor de Palmas, assim como demais campanhas da entidade, de modo a contribuir para a arrecadação de valores para a referida entidade e com a preservação e a defesa do meio ambiente.
Onde doar?
A arrecadação ocorre de forma contínua, ao longo do ano, nas dependências dos prédios onde o projeto Coleta Seletiva Solidária foram implantados: sede do Tribunal de Justiça; anexos administrativos; Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS); Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); Fórum de Palmas; bem como nas comarcas de Araguaína, Araguatins, Alvorada, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi.