Maria nas Comunidades: roda de conversa sobre “Inclusão da Mulher na Política” é realizada com alunos de Taquaruçu

Elias Oliveira Aluna branca de cabelos amarrados e mulher parda, de óculos de grau, também de cabelos amarrados, seguram camiseta com estampa sobre projeto voltado para Mulher, ao lado de banner sobre Mulher
Raielly Lima, 15 anos, gostou de participar da ação

Foi realizada nesta sexta-feira (1/3), às 9h30, uma roda de conversa sobre “Inclusão da Mulher na Política” com alunos do Colégio da Polícia Militar Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu. O evento tem como objetivo estimular a importância da equidade de gênero e a participação feminina na política e integra o projeto “Maria nas Comunidades”, desenvolvido pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com a ajuda de órgãos parceiros.  

O bate-papo foi conduzido pela juíza coordenadora do programa + Mulher + Democracia, Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, e contou ainda com a colaboração da representante da OAB Tocantins, Raquel Albuquerque,  e da professora do Colégio Militar Duque de Caxias, Albertina de Carvalho Fonseca Leal.

 

“É muito importante para nós, enquanto entidade do Tribunal de Justiça, conscientizarmos essas adolescentes sobre o papel da mulher na política levando essas informações às escolas através do projeto Maria nas Comunidades”, destaca a coordenadora da Ouvidoria da Mulher do TJTO, Alessandra Adorno.

 

A servidora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), Mayana Araujo Cunha Tomain, afirma que as políticas públicas, dentre outros objetivos, devem prever serviços que apoiem vítimas de violência, bem como implementar e monitorar leis que contribuam para uma mudança cultural mais ampla em relação à violência de gênero.

“É tão significativa a presença e participação das mulheres na política, por trazerem perspectivas únicas e experiências pessoais que auxiliam na formação de políticas e medidas mais sensíveis e eficazes para lidar com a violência contra mulher”, finaliza.

“Gostei muito do tema porque uma mulher conhece a necessidade de outras, por isso precisamos de mulheres na política, para nos sentirmos representadas. Como somos o futuro, precisamos aprender mais das coisas que estão por vir e essa palestra serviu para esclarecer o que podemos ou não fazer”, disse a aluna Raielly Lima, 15 anos.

A roda de conversa teve a parceria da Ouvidoria das Mulheres do TRE-TO e abordou sobre a importância da mulher ir além, investir, acreditar em si mesma, e como a desigualdade está em todo lugar, mas principalmente no âmbito da política. Foram esclarecidos conceitos de cidadania e democracia, direitos e deveres no processo político brasileiro, e principalmente conscientização para a importância de sua participação eleitoral ativa e passiva, buscando a autonomia feminina na escolha dos seus candidatos.

Maria nas Comunidades

É uma iniciativa que une forças com o compromisso de promover a defesa dos direitos das mulheres. O projeto conta com a parceria da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça (TJTO); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), por meio da Ouvidoria da Mulher e do Programa + Mulher + Democracia da  Escola Judiciária Eleitoral (EJE); da Secretaria de Segurança Pública, através das delegacias da mulher; da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem); do Ministério Público do Tocantins, através do Núcleo Maria da Penha; da Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão da Mulher advogada (OAB-TO); e da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

 

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima