Justiça mais Próxima e Inovadora chega no extremo Sul do Tocantins, em Araguaçu, a 17ª das 36 comarcas a serem visitadas

Fotos: Rondinelli Ribeiro Presidente do TJTO, ao centro, posando para a foto com a equipe da comarca de Araguaçu e equipe do TJTO
Desembargadora Etelvina Maria Sampaio, com a equipe do TJTO, reunida com magistrada e servidores da Comarca de Araguaçu

“Tocantins com carinha de Goiás”, assim definiu a diretora de Comunicação Social do Tribunal do Tocantins (Cecom/TJTO), Kézia Reis, ao abrir a apresentação do projeto Justiça Mais Próxima e Inovadora na Comarca de Araguaçu nesta terça-feira (8/10). É que o município fica localizado no extremo Sul do Estado, já na divisa com Goiás, a 431,3 Km de Palmas, e bem próximo de São Miguel do Araguaia (GO), a cerca de 50 minutos de viagem, são 56,7 Km de distância. Por isso, tem forte influência goiana e se destaca no ramo da pecuária sendo conhecida, inclusive como a “Capital do gado branco”.

Imagem colorida que mostra uma mulher negra,de cabelos lisos, usando uma calça verde e camiseta preta escrita: Justiça mais próxima e inovadora. Ela fala e é observada pelas pessoas em uma sala.
A diretora de Comunicação, Kézia Reis, destaca a importância de cada um na construção do Judiciário

Esta é a 17ª comarca, das 36 a serem visitadas pela comitiva liderada pela presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. A Comarca tem como diretora a juíza Keyla Suely Silva da Silva, e integra ainda o distrito de Sandolândia, a 50 Km de distância de Araguaçu, e conta com 13 servidores, sendo 10 efetivos e três cedidos.

Legado de proximidade

O pequeno município possui cerca de 8.200 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o oficial de Justiça, Adão Bittencourt é um dos filhos de Araguaçu. Concursado desde 1999, ele ressalta que foram raros os momentos em que esteve tão próximo de um presidente do TJ.

Foram raras as vezes que tivemos frente a frente e tivemos a oportunidade de conversar de pertinho, assim, com um presidente do Tribunal de Justiça. Me sinto lisonjeado de ter recebido a presidente Etelvina -disse o servidor Adão Bittencourt.

À direita, a desembargadora Etelvina Maria em momento de descontração ao lado da juíza Keyla Suely
Desembargadora Etelvina Maria Sampaio ao lado da juíza Keyla Suely

“Estamos caminhando para o final da nossa gestão. Acabamos de eleger a nossa Mesa Diretora e já temos a nova presidente eleita, a desembargadora Maysa. E é esse o legado que queremos deixar para a próxima gestão, que todos os servidores e servidoras sejam sempre muito unidos em prol do Judiciário cada vez mais justo, de excelência e bem fortalecido”, reforçou a presidente.

Acolhimento

A presidente Etelvina destacou o acolhimento respeitoso que tem recebido em cada comarca que o Justiça Mais Próxima chega e em Araguaçu não foi diferente. “Por onde a gente passa a gente sabe que a ela [juíza Keyla] é muito querida pelos servidores(as). Seja aqui ou em Figueirópolis, por onde ela passou, sempre muito atuante e agregadora, uma excelente líder. Sentimos isso no acolhimento que tivemos ao sermos recebidos e isso é reflexo do diretor da Comarca. Até o momento, estamos sendo muito bem acolhidos”, pontuou. 

“Estamos muito felizes e gratos com a presença da presidente e toda comitiva aqui em nossa Comarca. Todo dia a gente quer entregar o melhor! Temos muitos processos, metas a cumprir, mas o que podemos facilitar para o trabalho dos(as) servidores, a gente faz, pois a saúde do servidor é primordial para um bom desempenho, uma qualidade jurisdicional de excelência”, disse a juíza Keyla, diretora do Fórum e titular da Comarca de Araguaçu.

Servidor valorizado

No mês do Servidor, comemorado dia 28 de Outubro, a diretora de Gestão de Pessoas (Digep), Márcia Mesquita, aproveitou a ocasião para convidar os servidores para uma programação voltada para aqueles que fazem o Judiciário tocantinense. Os detalhes ainda serão divulgados.

Com uma força de trabalho de 3.145 servidores(as), magistrados(as), estagiários(as), e demais colaboradores(as), a diretora falou sobre o processo de automatização de rotinas do sistema Egesp que está em fase de implantação. “São 19 módulos e quando recebemos uma solicitação de informação, pode levar de 15 a 20 dias, pois é tudo feito manualmente. Esta automatização vai otimizar muito o sistema e a operacionalização do Egesp”, explicou.

Os servidores conheceram outros projetos como o programa de aposentadoria com previdência complementar; interiorização do programa de saúde laboral desenvolvido pelo Espaço Saúde do TJTO; oferta de cursos de capacitação através da Escola Superior da Magistratura (Esmat); dentre outros. 

No jogo do dado, Márcia Mesquita falou sobre o tema Assédio, e os servidores ainda  tiraram dúvidas com a presidente e demais diretores sobre assuntos como Cessão; Férias; Indenizações, Comunicação Institucional e URV, completando as seis faces do dado. 

Sobre o Projeto de Lei do TJ nº 6 de 2023, que trata da recomposição salarial decorrente da perda ocorrida pela conversão da moeda em Unidade Real de Valor - URV, a presidente, desembargadora Etelvina esclareceu que “o que estava ao alcance do Judiciário, foi feito”. 

Estudo técnico, projeto de lei, despacho junto ao Estado e agora está na Assembleia Legislativa para aprovação. “Temos que ter esperança. Uma hora sai”, disse a presidente.

“É um direito nosso e agradecemos o esforço da presidente. A gente ama o que a gente faz e é bom ser reconhecido. Justiça seja feita”, disse o assessor jurídico, Nixon Cavalcante. 

Poder Judiciário Somos Todos Nós

“A barreira física não pode nos distanciar. O ‘Justiça Mais Próxima e Inovadora’ quer mostrar a importância de cada Comarca e de cada um de vocês dentro do Poder Judiciário do Tocantins, pois o resultado do trabalho de cada servidor aqui de Araguaçu, é o resultado de todo o Judiciário”, disse a diretora do Cecom/TJTO, Kézia Reis, ao apresentar a Missão, Visão e Valores da Casa da Justiça disponível no Mapa Estratégico. 

Identidade visual do Judiciário; e-mail institucional; Google Workspace; Google Chat; Docs, Agenda foram outros produtos e serviços da ferramenta apresentados pela diretora. Na ocasião, ela reforçou a importância de se manterem atualizados, uma vez que os(as) servidores(as) são porta-vozes do Judiciário. E o ideal é seguir os canais oficiais que são atualizados diariamente: o site tjto.jus.br ; Instagram @tjtocantins  ; Facebook /TJ Tocantins.

“Ficamos felizes de ouvir aqui hoje a expressão “Justiça Seja Feita”, pois ela é o nome da nossa websérie que está em sua 3ª temporada. Mas, no caso do nosso projeto, ele olha a justiça do ponto de vista do cidadão assistido, lembrando aquilo que a desembargadora Etelvina sempre fala, processos são vidas e é isso que queremos mostrar na websérie. Hoje trouxemos o caso de uma família transformada pelo projeto ‘Pai Presente’”, destacou a diretora Kézia, ao falar sobre o Ep. 3 - Laços que não quebram, da Temporada 3 - A dignidade que faltava. 

Este e outros vídeos institucionais podem ser assistidos no canal do YouTube do TJTO.

Inovação 

Inaugurado em 2023 pela Gestão 2023/2025, o Centro de Inovação - Inovassol é um espaço interativo e integrativo, localizado na sede do Tribunal de Justiça. Apresentado pelo diretor judiciário Wallson Brito da Silva, ele reforçou que o local é aberto a receber ideias de todos os servidores. Na sequência, o diretor apresentou um tutorial do Robô Renajud e do Robô da baixa processual, que atuam integrados ao sistema Eproc, bem como o uso da Inteligência Artificial. “Essa automatização é pra facilitar. A gente quer integrar sistemas para diminuir sistemas”, disse.

Simplifique

“Empatia! Escrever pensando no outro, onde a pessoa possa encontrar facilmente a informação e tornar esta informação útil. A ideia da Linguagem Simples é aproximar o outro, especialmente o(a) cidadão(ã), assim como a Justiça Mais Próxima e Inovadora”, explicou a coordenadora de assessoramento jurídico da diretoria geral e cogestora do Programa de Simplificação da Linguagem do PJTO (SimplesTOC), Roberta Maciel.

Dentro do tema, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o jogo da linguagem simples, o Simplifique (Jogo desenvolvido pelo Aurora Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal) onde os jogadores ficam com as cartas simples e no tabuleiro ficam as cartas complexas. O objetivo do jogo é simplificar o máximo de cartas.

Segurança 

Assessor militar adjunto do TJTO, o tenente coronel Ricardo Apolinário falou sobre procedimentos de segurança institucional, do acompanhamento de magistrados às precauções e monitoramento de ataques cibernéticos que podem comprometer a integridade dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário.

Hora de relaxar

Para fechar a programação do dia, os servidores tiveram um momento dedicado à saúde laboral e qualidade de vida conduzido pela fisioterapeuta do Centro de Saúde do TJTO (Cesau), Hozana Lemos, acompanhada da fisioterapeuta credenciada pelo Cesau, e que atende na Comarca de Araguaçu, Leide Francisca Ferreira. 

servidores em pé fazendo exercício físico
Servidores participaram de momento dedicado à saúde laboral e qualidade de vida

Exercícios para musculatura ocular, relaxamento; alongamento; exercícios respiratórios; de coordenação motora, foram algumas atividades realizadas. A ginástica laboral é realizada no Poder Judiciário como ferramenta preventiva e otimiza a qualidade de vida do servidor no trabalho. 

Participação

Integraram a comitiva do TJTO em Araguaçu: a diretora-geral, Ana Carina Souto; o diretor Judiciário Wallson Brito da Silva, a diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Mesquita; a diretora do Centro de Comunicação Social, Kézia Reis; o chefe da assessoria militar, Coronel Jaizon Veras Barbosa, acompanhado pelo assessor militar adjunto, Tenente Coronel Ricardo Apolinário; a coordenadora de assessoramento Jurídico da Diretoria-Geral e cogestora do SimplesTOC, Roberta Soares Maciel Ismael; e a fisioterapeuta do Centro de Saúde, Hozana Lemos.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima