
No mês em que se celebra a Consciência Negra – 20 de Novembro –, a diretora do Foro da Comarca de Paraíso e titular da Vara Criminal, juíza Renata do Nascimento e Silva, participou de um importante momento de reflexão da trajetória dos negros no Brasil: o seminário “Racismo sistêmico: desafio do estado constitucional”.
O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (28/11), no auditório 1 da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas (SP), e teve transmissão simultânea pelo canal do YouTube - Ejudi15.
Ao longo da programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra ‘Racismo institucional e o Sistema de Justiça’, ministrada pela juíza Renata Nascimento e Silva. O tema ‘Racismo sistêmico: incompatibilidades com a Carta de 1988 e convenções internacionais’ foi abordado pela juíza do TRT15, Rosilene da Silva Nascimento. A última apresentação ficou a cargo da juíza do TRT15, Polyanna Sampaio Cândido da Silva Santos, que falou sobre: ‘Raça e racismo: construção sócio-jurídica’.
Com parceria do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT15, a iniciativa foi voltada para magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal TRT15, Poder Judiciário e Sistema de Justiça, advogados(as), estagiários(as), demais escolas judiciais e público externo.
Presenças
O evento foi aberto pelo presidente do TRT15, desembargador Samuel Hugo Lima, e o acompanharam no seminário a coordenadora do subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT15, desembargadora Eleonora Bordini Coca; debatedoras: Waleska Miguel Batista, Eliete Aparecida Godoy e Lucilene Chispim Pinho Micaela; e demais magistrados(as) e servidores(as).