Em Alvorada, presidente ressalta compromisso do Judiciário com a comunidade local

Rondinelli Ribeiro Grupo de pessoas reunidas posando para foto algumas estão usando camisetas pretas e outras brancas. No fundo, há bandeiras institucional,

Em Alvorada, comarca destaque pelas ações de sustentabilidade e acessibilidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a equipe do “Justiça mais próxima e inovadora”, presenciaram, nesta segunda-feira (9/12), mais uma demonstração de que o trabalho em conjunto reflete diretamente naqueles que buscam o Judiciário.

Vestidos com camisetas da Campanha “Passos que salvam”, em prol do câncer infanto-juvenil, os(as) servidores(as) e o diretor do Foro, o juiz Fabiano Gonçalves Marques, aproveitaram a oportunidade para, também, entregar  à Unidade Penal Feminina de Talismã 126 novelos de barbante, que foram arrecadados por meio do projeto "Tecendo Sonhos", desenvolvido pela comarca no mês de novembro, como parte das ações voltadas à política de sustentabilidade e acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário.

“É a primeira comarca em que passamos e vimos os(as) servidores(as) mobilizados em prol de uma campanha tão importante como essa, o que mostra que a comarca tem uma proximidade muito grande com a comunidade e é o que nós queremos”, disse a presidente, acrescentando a importância da liderança do diretor do Foro, que tem sempre o pensamento de ajudar “sempre estendendo a mão para ajudar o próximo, seja magistrado(a), servidores(as), o próprio Tribunal. Essa liderança faz a comarca ser destaque.”

A Comarca tem 25 servidores(as) e atende também o distrito de Talismã. E são esses profissionais que contribuem para um Judiciário único e que vem, pouco a pouco, se aproximando da sociedade e fazendo a diferença na vida dos mais de um milhão de tocantinenses. É o caso da  Creusminar Batista Gloria, reeducanda que está há dois anos na Unidade Penal Feminina de Talismã e, nesta segunda-feira, expôs o artesanato que produz.

“É muito importante para nós esse projeto, porque a gente ganha linha para a gente fazer os artesanatos para a gente vender e tem a remissão para poder sair, né?”, disse, lembrando que trabalha na cozinha da unidade e que, à noite, faz os amigurumi. “Eu fico feliz, agradeço todo mundo que doou as linhas para nós.”

As linhas foram entregues à diretora da Unidade Penal de Talismã, Domingas Xavier da Silva Pereira Cavalcanti. “Essa parceria tem sido muito importante para a Unidade, para o desenvolvimento do projeto,  porque a grande maioria não tem o material para estar produzindo as peças e com essas doações facilitam muito esse trabalho. O objetivo do projeto é a produção de artesanato para a remissão da pena e também para complementar a renda da família, porque as peças confeccionadas elas enviam para a família e a família vende.” A unidade tem 32 custodiadas, 20 participam do projeto Tecendo a liberdade.

Acessibilidade e inclusão

A presença da Creusimar, mais do que apresentar o projeto desenvolvido pela comarca, demonstra também a preocupação da unidade judicial com a inclusão, como disse o secretário do Foro, Fábio Adriane de Oliveira. “Nós a trouxemos para cá para apresentar o projeto e para a reeducanda sentir um pouco o que é estar fora da unidade prisional, ter contato com a comunidade, é uma forma de inclusão, para que amanhã ela possa pensar no que ela vai fazer, trabalhando com o artesanato.”

Inclusão ressaltada pela desembargadora Etelvina. “O nosso objetivo é justamente esse: aproximar cada vez mais, aproximar a sociedade, pensar um pouco na vida dessas mulheres que estão encarceradas, para que elas também pensem e sintam o prazer de  viver fora do estabelecimento penal, para que elas realmente possam se ressocializar e voltar ao convívio da sociedade”

E essa inclusão se dá também na acessibilidade dos prédios do Poder Judiciário e no convívio diário com os(as) servidores(as). Vivian Fagundes é cadeirante e há dois meses é estagiária voluntária da Comarca. Chegou apreensiva à unidade judicial nesta segunda-feira (9/12) e ficou surpreendida com a recepção e até mesmo ao ser questionada pela diretora de Comunicação, Kézia Reis,  se ela acredita que  o Poder Judiciário se preocupa com a acessibilidade. “Fui pega de surpresa, mas o que eu disse foi verdadeiro, eu me sinto bem em estar aqui. Não me sinto desconfortável”.

Ser e estar próximo

A comarca de Alvorada é a 33ª a ser visitada pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. Em todas as unidades, a presidente fez questão de apresentar as ações desenvolvidas pela gestão 2023/2025, que buscam a inovação, a proximidade com o(a) cidadão(ã), com os(as) servidores(as), a qualidade de vida e o bem-estar daqueles que fazem o Poder Judiciário do Tocantins.  As iniciativas voltadas às políticas públicas também tiveram destaque nestes últimos anos, como a conscientização sobre a violência doméstica, a sustentabilidade, acessibilidade, entre tantas outras.

Sobre inovação, destaque para o Inovassol, o programa SimplesToc - este criado em 2023, para a simplificação da linguagem no Judiciário, a implantação dos robôs Renajud, Sisbajud e Baixa Processual, além do Domicílio Eletrônico Judicial - sistema integrado do CNJ, e o Robô do Óbito, a criação das Centrais de Processamento Eletrônico - CPE Norte, em Araguaína, e CPE Central, em Palmas.

A comunicação pública e estratégica para a consolidação da identidade e imagem do Poder Judiciário do Tocantins, e a segurança institucional foram assuntos abordados durante a comitiva do Justiça mais próxima e inovadora, que buscam levar o sentimento de pertencimento a todos(as) os(as) servidores(as). E sobre qualidade de vida e bem-estar, aula de ginástica laboral com  a fisioterapeuta do Centro de Saúde, Hozana Lemos.

Em uma comarca em que todos se unem para ajudar o outro, o momento do Jogo da Linguagem Simples, desenvolvido pelo Aurora - Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), para trabalhar a linguagem mais acessível, serviu para descontrair e, claro, mostrar que juntos e unidos todos ganham sempre mais.

“É muito bom esse contato direto que vocês fazem, espero que as outras gestões tenham esse contato direto: uma justiça próxima não só da população com o Judiciário, mas também do segundo grau, da administração do Tribunal com os(as) servidores(as) da comarca. Eu agradeço a todos por esse apoio, pela tarde de conhecimento e aprendizado. Eu agradeço a todos(as) os(as) servidores(as) aqui, que sempre estão nos apoiando, sempre junto conosco. Estamos todos felizes.”, ressaltou o diretor do Foro, Dr. Fabiano Gonçalves Marques.

Equipe Justiça Mais próxima e inovadora

Da comitiva do Justiça mais próxima e inovadora estiveram presentes na comarca de Alvorada  a diretora-geral Ana Carina Souto; os diretores de Comunicação e Judiciário, Kézia Reis e Wallson Brito da Silva, respectivamente;  a co-gestora  do programa de Simplificação da Linguagem - SimplesTOC-, Roberta Maciel, o chefe da Assessoria Militar (Asmil), coronel Jaizon Veras Barbosa; o tenente coronel Ricardo Apolinário; a tenente-coronel Hilma Costa, a fisioterapeuta Hozana Lemos, a jornalista Elisangela Farias, o fotógrafo Rondinelli Ribeiro e técnico de som Nelci Martins de Aquino. 

O Justiça mais próxima e inovadora segue para  Formoso do Araguaia nesta terça-feira (10/12) e Gurupi (11/12).


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima