EducaJus volta a Guaraí e oferece serviços de cidadania à população

Arte/Cecom Banner em azul e branco, com uma foto na lateral de uma roda de conversa; e, em escrito, os serviços que serão ofertados durante o Educajus

Um dia para promover a cidadania. Na segunda-feira (7/8), moradores de Guaraí e região vão ter acesso a orientações e serviços sociais gratuitos, no Fórum da cidade, das 9 às 17 horas. A ação do Poder Judiciário, em parceria com outras instituições, acontece dentro do encerramento do programa EducaJus - De papo com a Justiça.

Serão ofertados, de forma gratuita, serviços de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito registrados no Tocantins, além de transferência, primeira e segunda vias do Título de Eleitor. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Guaraí (Cejusc) vai fazer atendimentos relacionados ao direito do consumidor e cobranças; regulamentação e dissolução de união estável; guarda-compartilhada, visitas e pensão alimentícia, auxílio a pessoas envolvidas em casos de violência doméstica.

Além disso, vão ser oferecidos atendimentos do programa Pai Presente, que busca identificar os pais que não registraram os filhos. A declaração de paternidade pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada pela mãe e/ou filho.

EducaJus
O projeto piloto do EducaJus – De Papo com a Justiça foi realizado, de forma itinerante, nas escolas municipais Núcleo Euclides da Cunha, em Guaraí, e Francisco Pinheiro da Silveira, em Tabocão. Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, uma equipe multidisciplinar composta por servidores do Judiciário em diversos segmentos promoveu atividades com alunos e professores voltados à promoção da cidadania consciente, dos direitos humanos e paz social.

Parceiros
Para realizar os atendimentos de cidadania, o Poder Judiciário conta com a parceria do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Guaraí; Sebrae, Corregedoria-Geral da Justiça, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

Serviços oferecidos 

Instituição Serviço ofertado
Cejusc de Guaraí 

- atendimento às demandas pre-processuais relacionadas a direito do consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas

 - atendimento e informação sobre oficina de pais e filhos e círculos de construção de paz e projetos desenvolvidos na área de violência doméstica.
Corregedoria Geral da Justiça – Coordenadoria da Cidadania - atendimento do projeto Pai Presente – para reconhecimento de paternidade 
Corregedoria Geral da Justiça/Extrajudicial - emissão gratuita das segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito registrados no Tocantins.
Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins /Zona Eleitoral de Guaraí 

- alistamento eleitoral (1º título), regularização (coleta

biométrica), impressão de segunda via, transferência de título ou emissão de certidões.

- pesquisa de satisfação/avaliação do Projeto EducaJUS: De Papo com a Justiça, através de urna Eletrônica.

Defensoria Pública do Tocantins 

- marcação de atendimentos e prestação de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o atendimento da DPE-TO.

Sebrae

- atendimentos e orientações à comunidade local sobre os temas de Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Educação Financeira; apresentação de plataforma online para treinamentos.

Saiba Mais
O quê – Premiação do EducaJus – de Papo com a Justiça e serviços de cidadania à comunidade
Quando – 7 de agosto
Horário das 9 às 17 horas
Onde – Fórum de Guaraí


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima