Assinatura do Termo de Cooperação entre TJTO e Claro fortalece cultura da conciliação e amplia atendimento ao cidadão

Elias Oliveira Solenidade com pessoas de costas sentadas numa pequena sala assistindo mulher falando ao púlpito. Atrás dela uma tela.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) firmou, nesta sexta-feira (13/6), um Termo de Cooperação com a operadora Claro S.A., que resultou na instalação de um totem de atendimento virtual no Fórum de Palmas. A iniciativa visa agilizar a prestação de serviço ao público no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), unidade vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A parceria faz parte do projeto Empresa Amiga da Justiça Mais Sustentável, que reconhece empresas comprometidas com a prevenção de litígios, a promoção do diálogo com consumidores, com ou sem deficiência, e o fortalecimento da cultura da mediação e conciliação.

Assinaram o acordo: a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargadora Ângela Prudente; a coordenadora do Nupemec e do Cejusc Palmas, juíza Silvana Maria Parfieniuk; e o gerente regional da Claro, Rainer Cruz.

“O Poder Judiciário fica muito feliz com essa parceria da Claro, empresa amiga da Justiça Sustentável. A iniciativa ajuda a reduzir a judicialização com soluções rápidas e eficientes, por meio de um equipamento de fácil manuseio, que certamente fará diferença no atendimento ao cidadão”, destacou a presidente Maysa.

Com atendimento por videochamada, o totem permite contato direto com atendentes da operadora, que possuem alçada para resolver demandas de baixa complexidade. O equipamento também conta com recursos de acessibilidade, como tela com tradução em Libras. Esta é a 15ª unidade instalada pela Claro em fóruns do país, com índice de resolutividade superior a 85%.

Durante a cerimônia, a juíza Silvana Parfieniuk reforçou o impacto da parceria. “O Cejusc atua na fase pré-processual, buscando acordos consensuais entre as partes. Isso encurta o tempo de resolução, desafoga as varas e impacta positivamente a sociedade. O cidadão sai com a solução na mão.”

A especialista em Ouvidoria da Claro, Bianca Stancato Jubelino, ressaltou que a iniciativa surgiu da necessidade de tornar o atendimento mais ágil e próximo. “Nosso objetivo é trazer celeridade e desafogar o Judiciário, oferecendo alternativas amigáveis a conflitos simples.”

Totem

Com foco na acessibilidade, o totem será instalado no corredor térreo do Fórum de Palmas, em frente à sala do Cejusc.  De fácil acesso a todas os cidadãos e cidadãs que buscarem atendimento, o serviço e será realizado diretamente por atendentes capacitados, via vídeo, com todo o suporte necessário, inclusive recursos de acessibilidade, como tela de Libras. 

A iniciativa está alinhada à Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos, assegurando aos(às) cidadãos(ãs) mecanismos eficientes de acesso à Justiça e promoção da pacificação social.

Presenças

Acompanharam ainda a solenidade, o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho; presidente da Associação de Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juiz Allan Martins; vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juíza Julianne Freire Marques; representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB/TO), Gedeon Pitaluga, a diretora e conselheira estadual da OAB/TO, Ariane de Paula Martins; e os(as) magistrados(as): Ana Paula Brandão Brasil, Gil de Araújo Corrêa, Gilson Coelho Valadares, Márcio Soares da Cunha, Roniclay Alves de Morais, Rubem Ribeiro, e demais servidores(as) do Cejusc e do Fórum de Palmas.


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