Agosto é lilás. Mês dedicado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Para reforçar a importância da campanha, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Ouvidoria da Mulher, está exibindo uma série especial de vídeos nas redes sociais. As gravações são conduzidas pela ouvidora da mulher do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.
“A campanha Agosto Lilás, representa mais que uma ação institucional: é um gesto coletivo de cuidado, escuta e compromisso com a vida das mulheres e a Ouvidoria da Mulher do TJTO é um espaço seguro, onde cada relato é acolhido com empatia, respeito e responsabilidade", ressaltou.
A magistrada também destacou. "Nas mensagens queremos dar voz às mulheres. Estamos aqui, sempre, para ouvir, amparar e caminhar juntas rumo a uma vida com dignidade, liberdade e justiça”.
No primeiro episódio, disponibilizado nesta terça-feira (5/8), a magistrada destaca o papel da mobilização social no combate à violência de gênero.
“Nosso compromisso é garantir que toda mulher seja ouvida com respeito, orientada com clareza e amparada com segurança. Nenhuma mulher deve enfrentar a violência sozinha”, afirma.
Os temas incluem os diferentes tipos de violência, os canais de apoio disponíveis e o trabalho contínuo da Ouvidoria da Mulher, que atua o ano inteiro no acolhimento e na orientação às vítimas.
“Seguiremos atuando de forma contínua para fortalecer a rede de apoio e assegurar que a voz das mulheres seja ouvida em qualquer momento. A Ouvidoria da Mulher é, todos os dias, um espaço de confiança, acolhimento e transformação social”, reforça a desembargadora.
Como entrar em contato com a Ouvidoria da Mulher?
A mulher em situação de violência pode procurar a Ouvidoria da Mulher do TJTO presencialmente, no prédio do Tribunal de Justiça, na Praça dos Girassóis, em Palmas, das 12h às 18h. Também é possível enviar carta para: Praça dos Girassóis, s/n - Centro - Palmas/TO – CEP: 77015-007. Canais telefônicos: 0800-644-4334 / (63) 3214-2233, 2234, 2235. Ou ainda pelo e-mail:
Sobre o Agosto Lilás
A campanha foi instituída pela Lei nº 14.448/2022, que criou o “Agosto Lilás” como mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A data busca romper o silêncio e incentivar a denúncia, promovendo ações educativas e de prevenção à violência de gênero.
Assista aqui o episódio 1 https://www.youtube.com/watch?v=NcAB8FxC6S8
Assista aqui o episódio 2 https://www.youtube.com/watch?v=624PDLLIlP4
Assista aqui o episódio 3 https://www.youtube.com/watch?v=GK6VepvyG8w
Assista aqui o episódio 4 https://www.youtube.com/watch?v=Isi0J23pIVw