
Diretora Adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a desembargadora Angela Issa Haonat nasceu em Anápolis (GO), em 16 de setembro de 1961. Também é presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de 2º grau. É filha de Antônio George Issa Haonat (in memoriam) e Najla Elias Issa.
Tomou posse no dia 12 de maio de 2022 como a nova desembargadora do Poder Judiciário tocantinense.
Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Universidade de Santiago de Compostela.
Foi advogada e dona de uma extensa e profícua carreira jurídica, na qual militou entre 1984 e 2022 com foco na advocacia cível, ambiental e consumidor e foi juíza eleitoral titular no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, em uma das vagas de jurista, nos biênios de 2017/2019 e 2020/2021.
Durante atuação no TRE-TO, foi coordenadora da Comissão de Acessibilidade e também do Projeto + Mulher + Democracia, além de integrar o Projeto Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas.
Igualmente produtiva e reconhecida é a sua carreira acadêmica, iniciada em 1996, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), oito anos antes de ingressar na Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo segundo concurso, em 2004.
Foi professora do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), da Faculdade Serra do Carmo (FASEC), coordenadora de pós-graduação Lato Sensu promovida pela Esmat e ministrou aulas em pós graduações lato e stricto sensu.
Entre as honrarias que recebeu estão o Medalhão da Esmat e a medalha “Antonio Rulli Junior” em alusão aos 15 anos da Esmat.