
Dentro da programação da 24ª Semana Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), a Comarca de Dianópolis, por meio da Vara Criminal, de Violência Doméstica, Execução Penal, Tribunal do Júri e Juizado Especial Criminal, promoveu na segunda (14/8) e na terça-feiras (15/8) ações educativas para o enfrentamento à violência doméstica.
Ministrada pela psicóloga Ana Rita Moreira Gonçalves da Silva, a palestra do dia 14/8 foi voltada para as vítimas de agressão e contou com a presença do juiz interino da Vara Criminal, Rodrigo da Silva Perez Araújo, que falou sobre a importância da denúncia e de ações que orientem e direcionem os envolvidos nestes crimes.
O chefe de secretária, Mário Sérgio Melo Xavier, informou sobre a Patrulha Maria da Penha e do aplicativo que pode ser baixado, onde possui o “botão de pânico”, ambos vinculados à Polícia Militar, além do Salve Mulher, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO).
Já no dia 15/8, a palestra foi ministrada pela pedagoga Méssia de Abreu Sales Gomes, e contou com a presença de réus nos processos que envolvem violência doméstica contra a mulher. Além das orientações sobre como evitar a incidência e reincidência, a Secretaria Criminal esclareceu algumas dúvidas em relação à legislação.
Durante a programação, foi veiculado um vídeo que aborda a importância dos agressores criarem grupos de autoajuda e também de procurarem atendimentos com profissionais especializados.