TJTO participa de reunião para definir estratégias em prol da primeira infância

Luiz Henrique Machado Reunião institucional realizada em uma sala com paredes claras e janelas cobertas por persianas verticais translúcidas. Ao redor de uma mesa oval estão cerca de 18 pessoas, entre elas homens e mulheres, sentados e em trajes formais. Um homem em pé, ao centro, fala aos presentes; atrás dele estão três bandeiras: do Brasil, do Tocantins e do Tribunal de Contas. Sobre a mesa há pastas, papéis, taças de água, flores amarelas e microfones. Ao fundo, outras pessoas acompanham a reunião sentadas. A atmosfera é formal e de articulação interinstitucional.

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Arióstenes Guimarães Vieira, participou da reunião interinstitucional realizada na manhã desta sexta-feira (9/5), no gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO). O encontro definiu as contribuições de cada órgão parceiro para o projeto TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que será lançado no próximo dia 17 de junho.

Na abertura, o presidente do TCE, conselheiro Alberto Sevilha, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da união de esforços em prol da infância. “Esse é um projeto de longo prazo, que passará de geração em geração. Estamos plantando as sementes para que as crianças de hoje colham os frutos junto com suas famílias”, afirmou.

Como contribuição do TJTO, o juiz Arióstenes Guimarães  anunciou a inclusão do Programa Pai Presente, que visa garantir o registro civil de crianças com o nome do pai e da mãe, fortalecendo os vínculos familiares desde os primeiros anos de vida.

O coordenador do projeto, conselheiro Severiano Costandrade, apresentou as fases da ação e ressaltou a importância dos parceiros adotarem medidas práticas para a efetiva execução das ações, que ocorrerão em seis regionais do Estado: Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Guaraí e Miracema.

Também participaram da reunião representantes do Ministério Público do Tocantins, Defensoria Pública, secretarias estaduais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Associação Tocantinense de Municípios (ATM), FIETO, Polícia Militar e Unicef.


Com informações da Ascom/TCETO


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima