
A juíza Renata do Nascimento e Silva e a servidora Welica Rodrigues Lemes Barros, da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), representaram o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no Seminário "Direitos Humanos: Racismo ambiental, migrações e ações coletivas". O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última sexta-feira (22/9), no auditório da instituição, em Brasília (DF).
Com o objetivo de fomentar debates sobre o racismo ambiental, as vítimas dos impactos ambientais, além das migrações decorrentes de crises ambientais e, a partir deles, refletir sobre possíveis políticas e ações para o enfrentamento dessas questões, o seminário contou com a participação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, que fez parte da mesa de abertura do evento.
A palestra inaugural discutiu o tema “Fluxos migratórios provocados por crises ambientais”. Na ocasião do evento foi entregue o relatório da 1ª Itinerância Cooperativa da Amazônia Legal, realizada em julho, em São Félix do Xingú (PA).