TJTO é representado no I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário

Seis pessoas vestidas formalmente em pé, posando para foto em frente ao painel do evento.

Integrantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participam do I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário até esta sexta-feira (17/1), em Foz do Iguaçu. O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR),  reúne magistrados(as), pesquisadores(as), desenvolvedores de tecnologia, advogados(as) e acadêmicos(as) para debater os impactos da Inteligência Artificial (IA) na Justiça, com destaque para os desafios éticos e técnicos da sua aplicação.

Representando o  Judiciário tocantinense, participam a  vice-presidente  do TJTO e presidente do Comitê Gestor de Inovação, desembargadora Ângela Prudente,  e a equipe do Inovassol, o Laboratório de Inovação do Tribunal. O grupo foi formado pelo juiz coordenador Roniclay Alves de Morais e pelos servidores(as) Vera Lúcia Vieira Moura, André Vinicius Di Oliveira Gomes, Ana Berenice de Aguiar e Lucas Ferreira.

A  desembargadora ressaltou que a participação no Congresso é extremamente enriquecedora,  não apenas pela troca de experiências, mas também pela oportunidade de compreender as novas ferramentas tecnológicas que estão moldando o futuro do Judiciário. "A colaboração entre os tribunais é essencial para que possamos, de forma integrada, avançar na modernização dos nossos processos e garantir uma justiça mais ágil e acessível. É imprescindível que estejamos preparados para as transformações que já estão acontecendo, para que possamos, de forma proativa, abraçar as inovações e, ao mesmo tempo, preservar os valores fundamentais que regem a nossa atuação.” 

Inovassol
A Resolução nº 9, de maio de 2023, instituiu a Política de Inovação no PJTO, criando o Inovassol, conforme previsão da meta 27 da Gestão 2023/2025, e pautado pela Resolução nº 395, do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima