
Integrantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participam do I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário até esta sexta-feira (17/1), em Foz do Iguaçu. O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), reúne magistrados(as), pesquisadores(as), desenvolvedores de tecnologia, advogados(as) e acadêmicos(as) para debater os impactos da Inteligência Artificial (IA) na Justiça, com destaque para os desafios éticos e técnicos da sua aplicação.
Representando o Judiciário tocantinense, participam a vice-presidente do TJTO e presidente do Comitê Gestor de Inovação, desembargadora Ângela Prudente, e a equipe do Inovassol, o Laboratório de Inovação do Tribunal. O grupo foi formado pelo juiz coordenador Roniclay Alves de Morais e pelos servidores(as) Vera Lúcia Vieira Moura, André Vinicius Di Oliveira Gomes, Ana Berenice de Aguiar e Lucas Ferreira.
A desembargadora ressaltou que a participação no Congresso é extremamente enriquecedora, não apenas pela troca de experiências, mas também pela oportunidade de compreender as novas ferramentas tecnológicas que estão moldando o futuro do Judiciário. "A colaboração entre os tribunais é essencial para que possamos, de forma integrada, avançar na modernização dos nossos processos e garantir uma justiça mais ágil e acessível. É imprescindível que estejamos preparados para as transformações que já estão acontecendo, para que possamos, de forma proativa, abraçar as inovações e, ao mesmo tempo, preservar os valores fundamentais que regem a nossa atuação.”
Inovassol
A Resolução nº 9, de maio de 2023, instituiu a Política de Inovação no PJTO, criando o Inovassol, conforme previsão da meta 27 da Gestão 2023/2025, e pautado pela Resolução nº 395, do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.