A expertise do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (PLS/PJTO) foi apresentada, na tarde desta quinta-feira (10/2), a representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), durante reunião conduzida pela presidente da Comissão Gestora do PLS, desembargadora Ângela Prudente. O encontro foi realizado na sede do TJTO, em Palmas.
“O TCE tem sido um grande parceiro em diversas ações que desenvolvemos e estamos à disposição para desempenharmos, juntos, um trabalho de conscientização quanto à questão da sustentabilidade, indispensável e tão fundamental para qualquer instituição”, disse a desembargadora Ângela Prudente, ressaltando os reflexos do PLS nas políticas de gestão em economicidade e governança no âmbito do TJTO.
A servidora da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) Leila Jardim fez um breve relato do histórico do trabalho desenvolvido pelo TJTO na área de gestão socioambiental, desde 2015 até os dias atuais, falou dos atos normativos, do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que direcionam as ações do Plano e apresentou também o Relatório de Desempenho do PLS/TJTO (ano base 2020). “O PLS é uma ferramenta estratégica, dinâmica, flexível e que norteia toda a gestão do Tribunal por meio de análises quantitativa e qualitativa”, frisou.
TO Sustentável
A Corte de contas já é parceiro do Tribunal de Justiça no programa TO Sustentável. “O TCE fica muito feliz em verificar que o Tribunal de Justiça está bem avançado em relação ao Plano de Logística Sustentável, que não envolve só a questão ambiental, como muitas pessoas pensam. É um plano mais amplo. O Tribunal de Contas deve criar, de imediato, uma comissão, e avançar em sua implantação. Esperamos novos frutos dessa parceria que temos com o Tribunal de Justiça”, avaliou o auditor de controle externo do TCE Ikaro Cunha.
Acompanharam o auditor na reunião a engenheira ambiental Danielle Soares Magalhães Ohofuge e o biólogo Leonídio Rodrigo Custódio, todos da Coordenadoria de Atos, Contratos e Serviços de Engenharia do Tribunal (Caeng/TCE). Eles demonstraram interesse na implantação do programa e elogiaram os avanços obtidos pela equipe do TJTO. Também participou do encontro a engenheira ambiental Cinthia Azevedo, servidora da Cogersa.
Texto: Ramiro Bavier/ Fotos: Rondinelli Ribeiro
Comunicação TJTO