
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) implementou a autenticação em dois fatores (2FA) no sistema eproc, a partir de segunda-feira (9/12). A medida reforça a segurança digital para os mais de 87 mil usuários do sistema processual.
Esta autenticação é opcional neste momento de implantação para os usuários externos, mas para os (as) magistrados (as) será obrigatória a partir de quinta-feira (12/12), conforme o cronograma da Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins (Dijud/TJTO). Para os servidores do Judiciário a obrigatoriedade será a partir de 8/1 de 2025.
A Dijud informa ainda que a partir de 22/01/2025 a autenticação em duplo fator será implementada de forma obrigatória para todos os usuário externos: advogados com inscrição na OAB; membros do Ministério Público; da Defensoria Pública; da polícia; procuradorias; autoridades; cartórios extrajudiciais; peritos e juspostulandi (usuário que ajuíza ação sozinho, sem advogados).
A autenticação em 2 fatores dá uma segurança adicional ao juntar algo que o usuário sabe - a senha - com algo que possui - o celular. Somente com a combinação dos dois será possível efetuar o login.
A nova funcionalidade exige, além da senha, um código de 6 dígitos gerado por um aplicativo de autenticação, como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator. Após validar a senha, será preciso informar um código de 6 dígitos. O código gerado pelo aplicativo no smartphone muda a cada 30 segundos, para garantir mais segurança.
O processo inclui etapas simples, como a leitura de um QR code e a configuração de uma conta no aplicativo de autenticação.
Como ativar |
O passo a passo para ativação da autenticação em dois fatores pode ser lido de forma resumida abaixo ou nas instruções ilustradas nesta página do sistema. 1 - Na tela inicial do eproc insira seu usuário e senha, mas, ao invés de entrar no sistema, clique no link "Autenticação em dois fatores". 2 - Você será direcionado para uma tela com as instruções e o botão prosseguir. Leia as instruções e clique em "prosseguir". 3 - O eproc exibirá um código QR e um código alfanumérico. Leia o QRCode da tela com o aplicativo de autenticação, digite o código gerado pelo aplicativo e informe um e-mail pessoal (e-mails institucionais não são aceitos) e clique em enviar. 4 - Um e-mail será enviado com um link para a conclusão da solicitação com validade de 60 minutos. |