STJ abre edital para seleção de juízes temporários para a Terceira Seção

Agência Brasil A imagem mostra um edifício cinza claro de fundo, com  um gramado na frente onde tem fixado um fachada de cimento escrito "SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA".

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou um edital de chamamento público  para a seleção de juízas e juízes federais e da Justiça comum que atuarão de forma temporária e remota em auxílio aos gabinetes da Terceira Seção. As inscrições estão abertas até 20 de março de 2025.

Os interessados devem encaminhar candidatura para e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., anexando um currículo detalhado que descreva de maneira clara e objetiva a experiência em órgãos jurisdicionais de competência criminal. Não serão aceitos currículos Lattes. Também é necessário incluir dados de contato, como telefone e e-mail.

Critérios de seleção

A participação é restrita a magistradas e magistrados vitalícios de primeira instância, com mínimo de cinco anos de experiência como juiz federal ou juiz de Direito, independentemente do tribunal ou ramo da Justiça comum. Além disso, é exigido pelo menos dois anos de atuação em órgãos jurisdicionais com competência criminal — designações temporárias e eventuais não são consideradas.

Estão impedidos de participar juízes que exerçam funções no STF, STJ, CNJ ou em outros órgãos relacionados, assim como aqueles que respondam a sindicâncias ou processos administrativos disciplinares. Também não poderão concorrer magistrados que tenham, na vara de origem, processos paralisados ou conclusões vencidas há mais de 90 dias.

Processo seletivo e convocação

A presidência do STJ conduzirá a seleção, garantindo paridade entre juízas e juízes federais e estaduais e considerando a representatividade regional. Após a escolha, a designação será feita pelos gabinetes da Terceira Seção, com vínculo à presidência do STJ. Os magistrados poderão ser realocados conforme a necessidade.

Os selecionados passarão por um treinamento presencial em Brasília e, durante o período de convocação, terão direito a dois dias de licença indenizatória por semana trabalhada, com o limite de oito dias por mês.

Para acessar o edital completo e obter mais informações, clique  aqui.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima