
O senador Demóstenes Torres falou, nesta sexta-feira (20/11), aos participantes do 82º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do País sobre projetos em tramitação no Senado e que interessam diretamente à magistratura como a aposentadoria compulsória, o restabelecimento do adicional por tempo de serviço, as férias individuais e coletivas.
Demóstenes selecionou os projetos mais interessantes ou polêmicos, revelando sua opinião sobre cada um deles, oferecendo aos magistrados uma possível prévia de seus pareceres. Para o senador, é preciso encontrar alternativas aos pedidos que chegam ao Congresso Nacional, de aumento do número de comarcas e de juízes para desafogar o congestionamento de processos.
O senador falou também sobre a manutenção da composição dos Tribunais Regionais Eleitorais; assim como a gratificação dos juízes eleitorais. Demóstenes se mostrou favorável ainda ao projeto de erradicação do nepotismo abolindo a contratação de parentes de até terceiro grau e sobre a possibilidade de se ampliar de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria dos magistrados.
Sobre as férias, ele apresentou uma alternativa para o problema, uma vez que a advocacia, que anteriormente pediu o fim das férias coletivas, agora quer o retorno delas uma vez que, com isso, a categoria não tem mais um período de descanso. A ideia defendida pelo senador é formar um sistema híbrido, com férias coletivas em janeiro, além daquelas individuais. (Assessoria de Imprensa TJGO/Fotos:Aline Caetano/CCS-TJGO)
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email: