Resultado do Projeto “Gestão de Pessoas por Competências” é apresentado à nova gestão do TJTO

Cecom/TJTO A composição da imagem mostra uma tela de tablet de uma videoconferência onde foi apresentado o resultado do Projeto “Gestão de Pessoas por Competências” à nova gestão do TJTO. Na imagem várias janelas pequenas exibem diferentes participantes da reunião, cada um em uma tela separada. Há uma mulher no centro da tela principal, que está em foco. As outras pessoas em pequenas janelas estão em outros cantos da tela e não são tão bem visíveis. O tablet está nas mãos de uma pessoa, fora do centro da imagem, com foco principalmente na tela.

O Projeto Gestão de Pessoas por Competências, desenvolvido no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins entre 2022 e 2024, teve seus resultados detalhados à nova gestão do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta terça-feira (11/3). A apresentação ocorreu de forma online e foi conduzida pelo Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

O coordenador do Gestcom, Thiago Dias, explicou os dados dos dois relatórios finais de dimensionamento da força de trabalho do TJTO, abordando separadamente o 1º Grau e o 2º Grau. Os resultados trazem um panorama aprofundado da estrutura de trabalho do Judiciário. “Tivemos 90% da força de trabalho do TJTO envolvida na pesquisa. Essa ampla participação nos permitiu coletar dados valiosos, que servirão de base para a tomada de decisões estratégicas na gestão de pessoas do Tribunal”, destacou Thiago Dias.

 A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou a importância da pesquisa para uma gestão mais eficiente. "Com esta pesquisa, temos uma visão clara da nossa força de trabalho. Conseguimos identificar dados importantes sobre os servidores, como a atuação, saúde e outros aspectos fundamentais. O projeto nos oferece uma base sólida para melhorar continuamente nossa gestão, e daremos continuidade a esse trabalho", afirmou.

 Durante sua fala, a desembargadora Maysa fez questão de agradecer a todos os envolvidos no projeto, com destaque para a presidente do Comitê de Gestão de Pessoas por Competências, desembargadora Ângela Prudente, que não pôde estar presente na reunião.

O corregedor-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), desembargador Pedro Nelson  de Miranda Coutinho, também participou do encontro e enfatizou o impacto do projeto na gestão interna. "Este trabalho é de extrema importância, pois impacta diretamente a gestão do trabalho e a distribuição de tarefas. Com essas informações, podemos aprimorar a rapidez e a eficácia na execução das atividades”, pontuou.

 A diretora-executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Ana Beatriz Preto, reforçou a disposição da instituição em adaptar sua oferta de capacitação conforme as necessidades apontadas pela pesquisa. "A Esmat está totalmente à disposição. Podemos organizar cursos e readequar nossa oferta de capacitação, mesmo que não estejam previstas no plano, para atender às necessidades", explicou.

O encontro também contou com a presença da diretora de Gestão de Pessoas, Paula Maia; da diretora do Centro de Comunicação Social, Paula Bittencourt; e dos servidores Tânia Mara Alves Barbosa, Leonardo Andrade Leal, Kamilla Prado e Silvia Carvalho de Oliveira.

Confira os relatórios:

Relatório Final de Mapeamento de Competências.pdf

Relatório Final DFT TJTO 2 Grau.pdf

Relatorio Final DFT TJTO 1 Grau.pdf


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima