Presidente visita Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente em Conflito com a Lei em Palmas

CECOM Em um corredor de paredes claras e portas de madeira, cinco pessoas estão em pé, conversando. Ao centro, uma mulher de cabelos castanhos claros presos, veste blazer preto e calça escura, dialoga com um homem de terno preto, camisa clara e gravata listrada, que gesticula com as mãos. À esquerda, um agente de uniforme azul marinho, com o brasão do Tocantins no braço, observa a conversa. À direita, dois homens acompanham: um de camisa branca e outro de terno escuro com crachá azul. Ao fundo, próximo a uma parede de blocos de vidro que deixa a luz natural entrar, duas pessoas caminham pelo corredor.

Dando sequência à agenda de visitas institucionais a núcleos e unidades judiciais, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, esteve, na tarde desta terça-feira (26/8), no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas.

“A visita foi para conhecer um pouco do sistema e tivemos a grata surpresa de ver que aqui o trabalho está sendo muito bem desempenhado, com atenção especial à criança e ao adolescente, tanto na parte preventiva quanto no atendimento a atos infracionais”, destacou a presidente.

A desembargadora foi recebida pelo juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes de Melo Oliveira, que ressaltou a importância da unificação de órgãos da Justiça e da Segurança Pública no mesmo espaço.

“Essa integração gera agilidade e simplicidade para o adolescente, que não precisa se deslocar entre diferentes instituições. Com essa celeridade, o cumprimento da medida socioeducativa começa quase de imediato, o que contribui para a redução significativa dos índices de reincidência”, explicou.

O NAI de Palmas foi inaugurado em 2023 com recursos do Governo Federal e da Prefeitura da capital. O espaço reúne, além do Juizado da Infância e Juventude, uma Delegacia de Polícia, a Defensoria Pública, o Ministério Público Estadual (MPETO), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes do sistema socioeducativo. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos adolescentes em conflito com a lei, com mais eficiência e celeridade na prestação dos serviços.

Também acompanharam a visita o juiz auxiliar da Presidência, Arióstines Vieira, e o diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima