
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, desembargadores e juízes do Judiciário tocantinense prestigiaram a posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado, Abel Andrade Leal Júnior, nessa sexta-feira (13/12).
Promotor de justiça com 23 anos de carreira no Ministério Público do Tocantins, o novo procurador-geral ficará à frente da administração do MPTO pelos próximos dois anos (biênio 2025/2026). Ele substitui o promotor de Justiça Luciano Casaroti, que se despediu do cargo.
Em seu discurso de posse, Abel Júnior reconheceu o trabalho de todos que integram a instituição e falou sobre as diretrizes da sua administração. “Minha gestão será marcada pelo diálogo respeitoso e aberto, pela transparência e pela busca contínua de soluções para os diversos desafios institucionais, nos diferentes âmbitos: inovação, orçamentário-financeiro, administrativo, de pessoal, de combate à corrupção, dentre outros”.
Ao desejar votos de êxito e realizações ao novo procurador-geral de Justiça, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio acredita que o Ministério Público continuará prestando relevantes serviços aos(às) tocantinenses e mantendo boas relações com as demais instituições e poderes.
Presenças
A sessão solene de posse foi marcada pela presença de grandes nomes do sistema de justiça brasileiro, como o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Georges Carlos Moreira Seigneur; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Ribeiro; e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão.
Do TJTO, compareceram à cerimônia os desembargadores: Ângela Prudente (vice-presidente), Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da Justiça), Jacqueline Adorno, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Eurípedes Lamounier e João Rodrigues. Também participaram os juízes Allan Martins Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins; Flávia Afini Bovo e Rubens Ribeiro de Carvalho.
O governador Wanderlei Barbosa também prestigiou o evento, bem como chefes da Defensoria Pública Estadual (DPE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), dentre outras autoridades.
Perfil do novo PGJ
Abel Andrade Leal Júnior é promotor de Justiça com 23 anos de carreira no Ministério Público do Tocantins. Atuou em várias comarcas do interior até alcançar remoção para Palmas. Na gestão do MPTO, foi subprocurador-geral de Justiça, membro do Conselho Superior e ocupou a chefia de gabinete desde 2021, entre várias outras funções.