
Os nomes dos membros que compõem o Comitê Gestor de Inovação (CGI) foram publicados, no Diário da Justiça, através da portaria nº667, de 10 de março de 2023. A presidência do comitê é da desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e conta com outros oito integrantes.
O Comitê Gestor de Inovação é responsável por gerir e deliberar sobre todas as ações do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (Intelectus-TO), segue a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 395/2021 - que instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário -, e também os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 incorporados à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Vale ressaltar que outras unidades e servidores (as) do Poder Judiciário poderão auxiliar o CGI, por convocação do presidente.
Inovação para o meio ambiente e para a sociedade
O Comitê
Entre as atribuições do Comitê está o estímulo de ideias inovadoras nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade de modo que essas contribuições possam se reverter em benefício da sociedade. A cultura de inovação com foco no usuário do Poder Judiciário é uma estratégia prioritária da atual gestão, na qual está à frente a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.
Conforme a Resolução do CNJ, a Política de Inovação no Judiciário é a “implementação de ideias que criam uma forma de atuação e geram valor para o Poder Judiciário, seja por meio de novos produtos, serviços, processos de trabalho, ou uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas”.
Membros
Desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente - presidente
Juiz de Direito Rodrigo da Silva Perez Araújo - coordenador
Juiz Auxiliar da Presidência Roniclay Alves de Morais - membro
Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Esmar Custódio Vêncio - membro
Diretor-Geral, Jonas Demóstene Ramos - membro
Diretora Executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Ana Beatriz de Oliveira Pretto - membro
Coordenador de Gestão Estratégica e Estatística e Projetos, João Ornato Benigno Brito - membro
Diretora de Tecnologia da Informação, Alice Carla de Sousa Setúbal - membro
Coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental, Leila Mariade Souza Jardim - membro.