
As diferentes formas de empreender foram abordadas durante a palestra “Experiência de Sucesso”, com a diretora Global Mary Kay, Josilene Oliveira, realizada nesta quarta-feira (15/03), dentro da programação do projeto “Mulheres em movimento: um diálogo de paz”, promovido pelo Judiciário tocantinense, e que acontece durante todo este mês, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Josilene Oliveira, que também é servidora do Poder Judiciário, fez um breve relato sobre sua história de vida e profissional e relatou que, desde que passou no concurso do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), sempre empreendeu. “Sempre falo que no Tribunal de Justiça eu nunca fui servidora pública e sim empreendedora. Comecei na Esmat (Escola Superior da Magistratura Tocantinense) pensando grande”, disse, acrescentando que hoje “trabalha para ajudar mulheres a buscar equilíbrio e realizar sonhos”.
A diretora observou ainda que o mundo pós-pandemia está mais dinâmico e as pessoas não querem só uma fonte de renda. “Hoje a gente não tem que pensar só por um lado, tem que ter uma visão ampliada de infinitas possibilidades”, observou, complementando que existem os principais desafios para o empreendedorismo feminino são a falta de apoio familiar, pouca experiência em gestão e pouco recurso financeiro, conciliar as atividades familiar e profissional e a falta de coragem para enfrentar risco.
Josilene ressaltou, ainda, a importância de manter a mente positiva, desenvolver habilidades e ter estratégia. “O mais importante é a gente levar o amor, em atos, em ações, não só em palavras, um gesto. Empreender não é só abrir um negócio, mas abarcar, começar uma obra social ou ajudar alguma que já exista. Dê um passo novo na sua vida, coloque algo que você ainda não fez. Tenho certeza que tem muitas pessoas esperando por você, esperando você chegar na vida delas. Uma oportunidade de transformar suas histórias.”
Mulheres em movimento
Dentro do “Mulheres em movimento: um diálogo de paz”, ainda serão realizadas as palestras Representatividade na Política, com a juíza Edssandra Barbosa da Silva e coordenadora do projeto “+mulher + democracia” do TRE-TO, na quarta-feira (22/03), às 16h30; e Ouvidoria da Mulher, com a desembargadora Tânia Reckziegel, na quinta-feira (30/3), às 16h, no auditório do TJTO. Os eventos também serão transmitidos pelo Youtube do Tribunal.