Mais uma Oficina de Parentalidade foi realizada nesta última sexta-feira (18/10), em Gurupi, com o intuito de propagar a cultura da paz entre as famílias que enfrentam a fase de reestruturação familiar, motivada pela ruptura do laço conjugal dos pais.
A oficina foi efetivada através da parceria entre Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Núcleo de Mediação e Conciliação (Numecon) e a Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública (DPE) da cidade.
Com foco na prevenção, as oficinas são destinadas a casais com filhos que estejam passando por processo de separação conflituosa. O intuito é para que os pais evitem um processo de alienação, de desgaste ou uma violência mais latente.
Para Isabel Cristina Izzo, psicóloga da Equipe Multidisciplinar da DPE do município, a realização da Oficina de Pais e Filhos agrega informações valiosíssimas. “Há uma possibilidade de organizarmos um pouco as relações parentais que tanto se encontram fragilizadas e em meio a tantos conflitos. Podemos proteger um pouco a saúde mental dos filhos desses casais é uma grande gratificação e nos dá a esperança de termos uma sociedade com menos sofrimento psíquico no futuro".
Ao fim, os expositores e colaboradores da oficina agradeceram pela viabilidade do projeto toda a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) coordenada pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, e ao coordenador do Cejusc de Gurupi, juiz Nilson Afonso da Silva.
Presenças
Participaram da oficina a assistente social Ivone Viana, a pedagoga Elizete Soares, o conciliador Caio Araújo, a conciliadora e mediadora Hellen Cristini, a colaboradora Karine Portilho. Além disso, duas voluntárias servidoras do município, Beatriz Ramos e Maria Guilhermina Alves, também ajudaram na oficina.
Texto: Natália Rezende / Foto: Divulgação
Comunicação TJTO