Nacom e Núcleos da Justiça 4.0 emitem mais de 3 mil sentenças e batem recorde no mês de julho

Elias Oliveira Pessoas sentadas atrás de computadores e no centro homens e mulheres em pé durante uma visita institucional

O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom)  e os Núcleos da Justiça 4.0 bateram o recorde de sentenças assinadas no mês de julho deste ano.  Foram 3.122, o que representa um crescimento de 98% em relação ao mesmo período de 2023. Os números demonstram o empenho do Judiciário tocantinense em atender com rapidez e agilidade às ações dos cidadãos e cidadãs.

Ainda em relação às sentenças, que é quando o juiz decide sobre alguma questão finalizando o processo na primeira instância, houve um aumento de 2023 a 2024, entre os meses de janeiro a julho, saltando de 8.403 para 10.614. Cresceu também o número de decisões e despachos assinados, no mesmo período, conforme quadro abaixo. 

 

 Sentenças assinadas - Janeiro a Julho 

2023 - 8.043

2024 - 10.614

Decisões assinadas - Janeiro a Julho 

2023 - 794

2024 - 5.581

Despachos assinados - Janeiro a Julho

2023 - 5.839

2024 - 7.382 

Para parabenizar servidores(as) e estagiários(as) pelos números positivos, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, esteve na sede do Nacom e dos Núcleos da Justiça 4.0 nesta quarta-feira (14/8). “Eu estou muito feliz pelo comprometimento, praticamente coordenado pelo Dr. Manuel com o apoio dos demais magistrados e de vocês. Sem vocês, não fazemos nada. Então, parabéns a cada um pelo trabalho, pelo compromisso e dedicação ao Poder Judiciário.”

O coordenador do Nacom, o juiz Manuel de Faria Reis Neto, enfatizou que o número recorde de sentenças proferidas pelo Nacom e pelos Núcleos 4.0 de Justiça, no mês de julho, se deve a uma soma de fatores. “Além do trabalho de gestão em identificar e buscar processos com demandas repetitivas, toda a equipe se empenhou de sobremaneira em trabalhar de forma célere e qualitativa nesses processos, a fim de atingir os números alcançados mantendo a qualidade do teor decisório.”

Durante a visita da presidente, a assessora jurídica ,Vera Lúcia Pontes falou sobre o prazer em contribuir com o Poder Judiciário. “E o Dr. Manuel, enquanto coordenador, a gente visualiza nele não um chefe, mas um líder, e ele incentiva a gente a cada dia a progredir mais e mais, caminhando com a gestão. E a gente fica muito feliz sabendo que a gente está atendendo às expectativas, que nós estamos aqui realmente para servir, para contribuir.”

O trabalho em equipe foi enfatizado também pela desembargadora. “Se nós não tivermos uma equipe coesa, unida, com o mesmo objetivo, a gente não vai a lugar nenhum”, disse, complementando que toda equipe precisa de um líder. “ Essa liderança de toda a equipe, do comprometimento de toda a equipe, não é de um só, são de todos. O trabalho em equipe torna possível o impossível. Então, acho que estão no caminho certo.”

A desembargadora foi recepcionada pelo coordenador do Nacom, Manuel de Faria Reis Neto e os juízes Marcelo Laurito Paro, Jordan Jardim e Edimar de Paula.

Os Núcleos
O Nacom foi criado pela Resolução nº 2, de 22 de fevereiro de 2013, e auxilia no julgamento de processos judiciais de diferentes unidades do Poder Judiciário do Tocantins.  Dentro do Nacom atuam os Núcleos de Justiça 4.0 (Previdenciário; Saúde Pública; Apoio Cível; Apoio à Fazenda Pública; e Apoio ao Sistema dos Juizados Especiais) que permitem o funcionamento remoto, totalmente digital, proporcionando maior agilidade e efetividade à Justiça, pois atendem a quem procura a Justiça em busca de solução para conflitos específicos, sem exigir que a pessoa seja obrigada a se deslocar até um fórum para comparecer a uma audiência.




Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima