
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Microsoft, lança um programa inovador de capacitação em tecnologia, proporcionando aos(às) participantes acesso a conteúdos de excelência e alinhados às mais modernas práticas do setor.
O primeiro curso do programa, “FluêncIA sobre Inteligência Artificial”, tem como objetivo capacitar servidores(as), magistrados(as) do Poder Judiciário Tocantinense e membros da comunidade em geral no uso da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações.
A formação, coordenada pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, e por Ana Beatriz de Oliveira Pretto, diretora executiva da Escola, abordará temas como IA Generativa, evolução das buscas online, uso produtivo do Bing Chat e implicações éticas da IA no contexto jurídico.
Com essa iniciativa, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) reafirma seu compromisso com a modernização do Sistema Judiciário, alinhando-se às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovendo a inovação no setor público. Além disso, a parceria com a Microsoft busca ampliar o acesso à capacitação digital, com foco em inclusão digital, segurança da informação e inteligência artificial.
O curso será oferecido na modalidade autoinstrucional (virtual), permitindo que os(as) participantes acompanhem as aulas conforme sua disponibilidade, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat.
Turmas e períodos de inscrição:
• Turma I: 5 de março a 13 de abril (inscrições de 11 a 27 de fevereiro)
• Turma II: 14 de abril a 23 de maio (inscrições de 10 a 21 de março)
• Turma III: 26 de maio a 4 de julho (inscrições de 7 a 21 de maio)
Garanta sua vaga na Turma I e inscreva-se clicando aqui.
Para mais detalhes sobre a distribuição de vagas e o conteúdo programático, consulte o Edital nº 17, de 2025. Além deste curso, novas capacitações serão disponibilizadas ao longo do ano. Fique atento às próximas oportunidades!