
“A Meta 2 está mudando a atitude do Judiciário brasileiro”, disse o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, ao abrir a Semana Nacional da Conciliação Meta-2, nesta segunda-feira (14/09), em São Paulo. Na ocasião, o ministro afirmou que a Meta visa dar um novo ritmo e uma nova máxima ao Judiciário brasileiro.
O presidente do CNJ Mendes citou que 47 tribunais tem menos de mil processos para atingir a Meta 2. De acordo com ele, quase 900 mil processos já foram julgados de um total geral de 5, 5 milhões de ações distribuídas até 2005. “Os números indicam que vamos cumprir a Meta 2”, mencionou.
Cooperação - O ministro Gilmar Mendes explicou que a Meta 2 faz parte de um acordo “entusiástico” de todos os tribunais brasileiros. “É um trabalho conjunto de cooperação que visa estabelecer planos e metas”, afirmou. Durante a abertura da Semana, o presidente do CNJ informou que foram traçadas 40 iniciativas para cumprimento da Meta 2. Entre elas, está a criação do Processômetro, que mede a quantidade de processos julgados pelos tribunais brasileiros em relação à Meta. O ministro lembrou ainda que o maior desafio da Meta 2 está concentrado na justiça estadual.
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email: