
Como parte das ações que promovem a sustentabilidade no dia a dia do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), entregou, nesta segunda-feira (4/8), mais de 70 kits reutilizáveis à equipe da Assessoria Militar (ASMIL). A iniciativa incentiva práticas mais conscientes e contribui para a redução do uso de descartáveis no ambiente de trabalho.
Os 74 kits, compostos por uma caneca e um copo de alumínio, fazem parte da campanha Meu Copo, Meu Ambiente, do Tribunal de Justiça, que visa reduzir o consumo de descartáveis no âmbito do Judiciário tocantinense.
“Nosso propósito com esta campanha é sensibilizar e envolver cada servidor na construção de uma cultura institucional mais consciente, baseada na responsabilidade ambiental e no uso racional dos recursos públicos”, pontuou a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente.
A magistrada também destacou a importância da parceria institucional e agradeceu o engajamento da equipe: “Agradeço à Assessoria Militar por abraçar essa iniciativa ao solicitar estes kits, somando esforços na consolidação de um Judiciário comprometido com o presente e com as futuras gerações.”
Iniciada em 2022, a ação tem alcançado magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) em todo o estado, levando não apenas itens reutilizáveis, mas também uma mensagem clara: pequenas mudanças de hábito podem gerar grandes impactos para o planeta.
“A ação ajuda a conscientizar sobre a importância de evitar o uso de descartáveis e mostra que todos nós podemos contribuir, multiplicando esse cuidado nos diversos locais onde atuamos”, enfatizou o coronel Messias Lopes da Conceição Junior, assessor militar.
Setores que contam com novos(as) servidores(as) e que ainda não foram contemplados com os kits podem solicitar os materiais diretamente à Cogersa.
A iniciativa faz parte de um conjunto de práticas adotadas pelo TJTO para promover a sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente aqueles voltados ao consumo responsável e à ação climática.