
Em um terreno plano, de 1.665 m2, será edificado o novo prédio do Fórum de Wanderlândia, localizada na região Norte do Estado, a 417 Km de Palmas. A área, doada pela Prefeitura de Wanderlândia ao Poder Judiciário abrigará um prédio de 696 metros de área construída, composto por gabinete para Juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção, entre outras instalações.
A obra, cuja pedra fundamental foi lançada na última sexta-feira (30/10) pela Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, é de extrema importância para os cidadãos wanderlandenses. “Quando olharmos para este terreno, já vamos visualizar o prédio construído. Aqui neste local todos os cidadãos, dos mais abastados aos mais humildes, serão tratados como iguais com todo o respeito que todo cidadão merece”, frisou a Presidente destacando que a Justiça é representada por uma mulher com os olhos vendados exatamente para este fim: não fazer distinção nenhuma entre as pessoas. Segundo a Presidente, por muitos anos, ainda quando o Tocantins pertencia a Goiás, a região do Bico do Papagaio ficou relegada e as instituições, entre elas o Judiciário, têm que contribuir para a inclusão regional.
Durante a solenidade, a Presidente do TJTO, recebeu uma homenagem da Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edleusa dos Santos Bilho.
Como foi citado em discurso pelo Desembargador Antônio Félix, presente na solenidade, o prédio novo será construído na Praça Padre Josimo, coordenador da Pastoral da Juventude em Wanderlândia, na década de 80, e ícone na defesa aos trabalhadores e trabalhadoras rurais oprimidos, da região do Bico do Papagaio. “Na praça construída em homenagem ao Padre Josimo, onde ele realizou seu trabalho, será edificado o prédio da Justiça”, disse o Desembargador que, durante seu discurso, elogiou a atuação da Presidente do TJTO, em fazer esse resgate do Judiciário com o Bico do Papagaio. O Desembargador Antônio Félix atuou na Comarca de Wanderlândia.
O Juiz e Diretor do Fórum de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira Machado, fez uso da palavra em nome dos juízes presentes no evento. Segundo ele, a escolha de Wanderlândia para receber o novo Fórum é um marco. “Nesse processo de modernização, o Judiciário está olhando para as comarcas do interior”, destacou.
O Juiz e Diretor do Foro, José Carlos Tajra Reis Júnior, disse que o lançamento da pedra fundamental do Fórum vai além da edificação, ela representa a Justiça que se fará presente, efetivamente. “A Comarca de Wanderlândia existe há 12 anos e desde então sofre com problemas estruturais. Com o prédio novo, poderemos prestar melhores atendimentos jurisdicionais”, informou.
O atual Fórum de Wanderlândia não funciona em sede própria. A comarca é de 1ª entrância, com menor volume judicial. Com o novo prédio, o Fórum contará ainda com: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Concebido em módulos, os prédios poderão ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO de forma padronizada, a fim de facilitar a identificação por parte dos cidadãos.
Presenças
Além do Desembargador Antônio Félix, e do Juiz Márcio Ricardo, também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Wanderlândia, Ednilson Guimarães de Sousa, a primeira-dama Genecilda Alves dos Reis, o Presidente da Câmara de Wanderlândia, vereador José Vieira Nunes, o Procurador do Município, Hérmedes Miranda de Souza, a Procuradora de Darcinópolis, Heloiusa Maira Teodoro Cunha, o Defensor Público, Rubsmark Saraiva Martins, o Comandante da Polícia Militar, Manoel dos Reis Alves da Silva, o delegado de Polícia Civil, Guido Camilo Ribeiro, Olavo Macedo, Prefeito Piraquê, o Juiz e Diretor do Foro de Araguaína, Edson Paulo Lins, e os Juízes: Milene Carvalho Henrique (Araguaína), Kilber Correia Lopes (Juizado Especial Criminal Araguaína), Julliane Freire Marques (Juizado da Infância e Juventude), e o advogado Fernando Fragoso de Noronha, no ato representando a OAB.
Assessoria de Comunicação do TJTO-fone(63)3218-4437 email: