As mobilizações em prol da digitalização dos processos físicos que ainda restam no acervo do Poder Judiciário do Tocantins apresentam resultados positivos a cada dia. A mais nova unidade 100% digital é a Comarca de Figueirópolis, região Sul do Estado, que concluiu o trabalho na última sexta-feira (28/2).
Os 250 processos físicos cíveis e criminais, que ainda restavam na Comarca foram digitalizados e inseridos no e-Proc, Sistema Eletrônico de Processos. O trabalho, que teve início em novembro de 2013, foi desenvolvido por servidores do Fórum e da Prefeitura de Figueirópolis e coordenado pelo juiz substituto Fabiano Gonçalves Marques.
O magistrado, que também atuou na digitalização da Comarca de Alvorada onde é titular, vê a conclusão do trabalho em Figueirópolis como um grande avanço para o Judiciário. “É mais uma Comarca do Tocantins a entrar definitivamente numa nova fase. Assim, podemos dar mais agilidade à prestação jurisdicional para o cidadão”, afirma ao também parabenizar toda a equipe envolvida.
Com a chegada definitiva do Sistema Eletrônico e o fim do recebimento de processos físicos restaram em Figueirópolis pouco mais de mil em papel. A digitalização foi iniciada em abril de 2013 pelo juiz, titular da época, Wellington Magalhães, atual titular na Comarca de Cristalândia. Em três meses foram digitalizados aproximadamente 800 processos. “O trabalho ocorreu sem prejuízos às atividades da Comarca, graças ao apoio irrestrito dos servidores”, declara o magistrado.
Com a conclusão da digitalização em Figueirópolis já são cinco comarcas 100% virtuais, se juntando a Alvorada, Wanderlândia, Goiatins e Taguatinga. A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente elogiou o trabalho de servidores e magistrados da mais nova Comarca digital do Tocantins. “Fico feliz com o empenho e a dedicação dos magistrados, servidores e voluntários dessa ação. O Tribunal de Justiça tem buscado apoiar todas as comarcas do Estado para alcançar 100% da digitalização e, tenho certeza que, juntos vamos conseguir esse feito em breve”, ressalta a Presidente.