O Juizado Especial de Taquaralto, no extremo Sul de Palmas, contou com o auxílio do Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom no julgamento de processos. O Trabalho resultou na análise de 370 processos com provimento de sentenças, encerrando as pendências judiciais.
Os processos foram analisados pela equipe do Nacom na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins entre o período de 24/02 a 30/04/2014. Coordenado pelo juiz Océlio Nobre, o Nacom concentrou esforços para reduzir a pauta do Juizado de Taquaralto. "Essa é uma das missões do Núcleo, auxiliar varas e serventias judiciais que estão sobrecarregadas a reduzir o acúmulo de processos. Com isso promovemos mais celeridade e atendemos melhor os nossos jurisdicionados", afirma o Juiz.
A ação atendeu a uma solicitação do Juizado, como explica o juiz titular de Taquaralto Rubem Ribeiro de Carvalho. "Esse apoio foi fundamental pois o Juizado estava com um acúmulo muito grande de sentenças. Agora o prazo deve voltar a ser em média de 30 dias, garantindo a celeridade necessária", disse o magistrado.
Todos os 370 processos eram eletrônicos e foram encaminhados gradativamente ao juizado, conforme iam sendo sentenciados.