
A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Rosa Maria Gazire Rossi, e seis servidoras do Poder Judiciário tocantinense uniram forças com a sociedade palmense, no último domingo (21/4), em apoio às pessoas com autismo e seus familiares, bem como a luta pela conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Juntamente com a juíza Rosa Maria, as servidoras Patrícia Idehara, representando a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do TJTO; Luciane Prado e Michele Romero, da Corregedoria-Geral da Justiça; Ana Berenice de Aguiar, do Centro Inovassol; e Herika Honorato e Francielle Braga, da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges), participaram da 3ª Caminhada em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
“É muito importante a participação do Judiciário junto com a sociedade em ações com esta, que humanizam o servidor, o julgador, com toda certeza”, disse a juíza Rosa Maria, acrescentando que esta é uma causa de grande sensibilidade. “Esta ação nos traz o olhar inclusivo, cidadão”, ressaltou.
Direitos humanos
O apoio e participação do Poder Judiciário do Tocantins na Caminhada em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo fazem parte das ações da Meta 3, do Plano de Gestão 2023/2025. O objetivo é implementar ações e medidas em direitos humanos, realizadas tanto pelo TJTO como pela sociedade.
O evento, realizado na Praia da Graciosa, foi promovido pela Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Tocantins – Anjo Azul, em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.