João Rodrigues Filho toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins

Elias Oliveira/Cecom/TJTO Foto morstra o procurador de Justiça João Rodrigues Filho sendo empossado desembargador ao lado de autoridades do Sistema de Justiça

"Pela minha honra e pela pátria, prometo cumprir com exatidão, dignidade e escrúpulo, os deveres inerentes ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), cumprindo a Constituição e as Leis". Ao prestar este juramento, exatamente às 10h20, o procurador de Justiça João Rodrigues Filho tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (12/9),  no gabinete da Presidência do TJTO, em ato administrativo conduzido pela vice-presidente, desembargadora Ângela Prudente. 
 
No início do ato, a desembargadora ressaltou que a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, está em agenda nas comarcas do Bico do Papagaio, em ações que incluem a inauguração do novo prédio que abriga o Fórum de Tocantinópolis, acompanhada da Corregedora-Geral da Justiça desembargadora Maysa Vendramini Rosal e da comitiva do projeto “Justiça Mais Próxima e Inovadora”.
 
João Rodrigues assume o cargo em vaga destinada ao Ministério Público do Tocantins, pela regra prevista na Constituição, que reserva ⅕ (um quinto) das vagas nos tribunais para membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados. A posse administrativa ocorreu um dia após ter sido nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa no ato de nº 1.829, publicado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (11/9), a partir da lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no dia 18/4. 


Esta é uma solenidade singela de posse e depois nós teremos a solenidade no Pleno, mas primeiramente quero lhe parabenizar e dizer que é muito bem-vindo para compor o Judiciário após 37 anos dedicado ao Ministério Público, saudou a desembargadora, ao desejar votos de sucesso na carreira da magistratura. 

A posse foi acompanhada pela desembargadora Jacqueline Adorno, vice-corregedora-geral da Justiça e oriunda do Ministério Público, pelo desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, e pelo decano da Corte, desembargador Marco Anthony Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura (Esmat). Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça Luciano Casaroti, o subprocurador-geral Miguel Batista, a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho, o subprocurador-geral do estado, Nivair Vieira Borges, e o diretor financeiro do TJTO, Gizelson Monteiro de Moura.

O decano emprestou a própria caneta para a assinatura do ato de posse e foi o primeiro a desejar as boas-vindas ao novo desembargador. Marco Villas Boas elogiou a trajetória do procurador desde o estado de Goiás e sua participação na criação do Tocantins e ressaltou que a experiência e a conduta do novo membro, aliadas à sabedoria e parcimônia e o trabalho de todas as pessoas que são referência no Poder Judiciário, são qualidades necessárias para preservar a imagem do Tribunal de Justiça e dar uma resposta à sociedade sobre o papel que o Judiciário exerce na democracia.
 
O desembargador empossado se emocionou ao lembrar as origens em Itarumã (GO), seus princípios e valores empregados em sua carreira profissional e agradeceu a receptividade no Judiciário durante sua atuação como Procurador de Justiça e em sua escolha para a lista tríplice. “Sempre fui extremamente bem recebido por todos e não tive nenhuma dúvida de que eu estaria na lista tríplice pela educação com que fui extremamente bem recebido”. João Rodrigues Filho também enalteceu o juramento feito e prometeu empenho com os demais membros da corte para cumprir a nova missão. 

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, destacou a capacidade técnica e trajetória do novo desembargador. “Conheço a sua honrosa trajetória desde a época que foi promotor em Gurupi. Meus desejos são sucessos”, disse.
 
Também ressaltaram a trajetória do João Rodrigues Filho no Ministério Público e desejaram boas-vindas na nova fase da carreira a desembargadora Jacqueline Adorno, o desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, além de todas as autoridades presentes. 

O ato administrativo contou com a presença da esposa do empossado, Maria Emilia, e o filho do casal, Giordano Bruno, além de servidores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. O desembargador empossado também foi apresentado ao gabinete que irá ocupar, no segundo piso da sede do TJTO, em frente ao gabinete do decano.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima