Inovassol realiza dinâmica com servidores(as) para discutir ideias sobre o aperfeiçoamento nos processos de conciliação no Estado

Guilherme Rodrigues Fotografia colorida onde várias pessoas estão realizando atividades sentadas em volta de duas mesas separadas

Os membros do Centro de Inovação (Inovassol) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizaram, na tarde desta segunda-feira (26/8), uma dinâmica com os servidores do gabinete da desembargadora Ângela Haonat, para desenvolver e debater ideias de aperfeiçoamento nos processos de conciliação de segundo grau.

A atividade, chamada Oficina Raízes, foi uma demanda do gabinete, que é responsável pela Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem o objetivo de estimular a conciliação no Poder Judiciário. A motivação da dinâmica foi desenvolver um projeto para auxiliar na resolução dos processos, utilizando a Inteligência Artificial ou análise de dados, e avaliar as necessidades para alcançar a meta de maneira mais eficiente.

A assessora jurídica Tereza Rachel Noleto falou sobre a necessidade de um projeto para agilizar as fases da conciliação e garantir que a meta seja superada. “Existe uma dificuldade quando os processos chegam até os gabinetes de identificar quais estão aptos ou não de conseguirem êxito na conciliação, e uma ferramenta que ajudasse nisso seria uma ótima adição no nosso trabalho”, falou.

Ministrando a oficina, estavam os servidores do Inovassol, o analista de comunicação Bruno Vieira de Melo Aguiar; a assessora de 1° instância, Viviane de Moura Fragoso; e o assessor técnico André Vinicius Di Oliveira Gomes. Para realizar o exercício, os presentes se dividiram em dois grupos coordenados pelos assessores jurídicos Max Suel Tavares Pinheiro e Tereza Rachel Noleto.

Dinâmica    

A Oficina Raízes é a primeira etapa dos serviços de inovação do Inovassol. A primeira fase, chamada raízes, visa investigar e identificar o problema para desenvolver as ideias necessárias e suprir as demandas. Nessa etapa, foram utilizadas duas ferramentas da metodologia Design Thinking: a primeira chamada Espinha de Peixe, que provoca os envolvidos a discutir o problema,  dividindo-o em quatro partes: a infraestrutura, processos, pessoas e regras.

Após identificada a problemática, se passa para a segunda etapa, o Mapa de Empatia, que discute o problema a partir da perspectiva do(a) servidor(a), entendendo o que ele(a) ouve, sente, vê e faz em relação a isso, e como ele interfere dentro de sua rotina.

Nos exercícios,  os participantes levantam estratégias para o desenvolvimento de uma solução para suas necessidades, abordando obstáculos recorrentes nos processos, como o longo tempo de espera, a falta de um filtro para identificar os processos mais conciliáveis, a precisão de automatizar as fases dos processos, dentre outros.

Em paralelo, também eram abordados possíveis meios para romper essas barreiras, como conscientizar os gabinetes da importância de conciliar; a realização e divulgação ampla de mutirões, inclusive em meios como rádio, para alcançar uma população mais carente que não tenha acesso à internet; a disposição de mais materiais para trabalho e a ampliação do espaço para a equipe, sempre destacando uma ferramenta que agilize digitalmente as fases dos processos manuais.   

Ao fim da atividade, os grupos apresentaram suas indagações e debateram com os(as) colegas(as).

O assessor jurídico Max Suel Tavares Pinheiro comentou o quão crucial foi o momento para os presentes. “Essa oficina foi de extrema importância, até porque nós temos consciência de qual é o nosso problema, que é atingir maiores números da Meta 3, mas ao mesmo tempo, para conseguir identificar, melhorar esse objetivo, a gente tem que ver quais são os problemas. Ver todo o cenário. E descobri-lo para podermos melhorar no resultado final”, disse.

O analista de comunicação Bruno Vieira terminou parabenizando os participantes pelo empenho, e atentando para a próxima fase da dinâmica, que será quando eles procurarão desenvolver a ideia para sanar as questões tratadas no primeiro encontro. Ele disponibilizou o plano de serviços do espaço de inovação, e o colocou à disposição de qualquer outro gabinete que necessite.


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima