Iniciam as atividades do XXVII FONAJE - Fórum Nacional de Juizados Especiais

Hoje, dia 26 de maio, às 20 horas, acontece a solenidade de abertura da XXVII edição do FONAJE – Fórum Nacional de Juizados Especiais, no Auditório Feliciano Braga, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.


A programação do evento contará com palestrantes ilustres e de renome no cenário jurídico nacional como o Ministro Luiz Fux, a Ministra Nancy Andrighi, o Ministro Gilson Langaro Dip, o Prof. Ricardo Chimentti e o Prof. Dr. Kazuo Watanabe.


O Presidente Nacional do FONAJE, Desembargador Marco Aurélio Buzzi afirma que principal finalidade do Fórum Nacional de Juizados Especiais é “dar segurança jurídica dentro de uma modalidade de Justiça que é muito informal”. Ressaltou ainda que “uma das grandes missões do FONAJE é traçar parâmetros, dar limites e estabelecer premissas dando alguma orientação para o Juiz e operadores do direito que atuam nos Juizados Especiais, para que isso resulte em um parâmetro de âmbito nacional, dando segurança para as pessoas que vem a procura da justiça rápida e dinâmica dos Juizados Especiais”.


A Coordenadora dos Juizados Especiais do Tocantins e Presidente da Comissão Organizadora do XXVII FONAJE, Dra. Sarita Von Roeder Michels, esclarece que a realização do Fórum no Tocantins “é uma expectativa de todos os magistrados que atuam na esfera, específica de Juizados Especiais ou ainda aplicam a Lei nº 9.099/95 aonde não existam Juizados especializados”. Expõe também que “para os magistrados do Estado do Tocantins o XXVII FONAJE é a oportunidade de integrar todos os colegas que trabalham nesse sistema às grandes discussões nacionais”.


O Estado do Tocantins conta com 17 Juizados Especiais nas comarcas de Palmas, Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Miracema do Tocantins, Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional e 2 Turmas Recursais na capital e estará representado no evento pelos magistrados que atuam nos Juizados.
As Novidades Legislativas do Sistema dos Juizados Especiais, o Estabelecimento pelo CNJ de Política Pública Nacional de Tratamento mais adequado dos Conflitos de Interesses, A Influência do Sistema dos Juizados Especiais na Reforma do CPC Brasileiro, Reflexões sobre a Uniformização de Jurisprudência e O CNJ e o Aprimoramento dos Juizados Especiais serão os temas abordados neste XXVII FONAJE.


Os estudantes e/ou operadores do direito interessados em assistir o evento deverão se dirigir ao Auditório da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS. Os servidores das Comarcas poderão acompanhar as transmissões do XXVII FONAJE nas respectivas tele salas.

Assessoria de Comunicação do TJTO


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima