
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) recebeu nesta sexta-feira (19/4), a décima turma de servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) para a Oficina de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFTs) do Projeto Gestão de Pessoas por Competências. São aproximadamente 450 servidores participando da iniciativa, distribuídos em 14 turmas. A próxima turma será na segunda-feira (22/4).
O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom), instituição considerada referência sobre o tema no país.
Com o objetivo de contribuir na formação de equipes mais dinâmicas e eficientes na prestação do serviço ao cidadão (ã), o projeto visa o desenvolvimento das habilidades e a valorização de talentos profissionais no âmbito do Poder Judiciário. Para isso, conta com três etapas, sendo: Mapeamento de Competências; Avaliação das Necessidades de Capacitação; e Dimensionamento da Força de Trabalho.
O dimensionamento da força de trabalho consiste em um processo sistemático e contínuo de avaliação das necessidades atuais e futuras de recursos humanos, no que diz respeito ao quantitativo, à composição e ao perfil dos(as) servidores(as). Seu objetivo é indicar o número ideal de pessoas, habilidades, competências e aptidões adequadas, para desempenhar as atribuições em cada unidade, com os recursos tecnológicos, ambientais e de capacitação apropriados.
O próximo passo, após a finalização da fase de dimensionamento da força de trabalho, prevista para maio, será a consolidação das informações obtidas. A gestora do projeto, Joyce Coelho Nogueira explicou que, "serão produzidos relatórios circunstanciados de cada etapa e a entrega de um relatório final está prevista para o final do ano".
Agenda
Turma 11 – 22/04
Turma 12 – 23/04
Turma 13 – 09/05
Turma 14 – 10/05