
Estudantes do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) visitaram a sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta quinta-feira (31/10).
Os estudantes tiveram a chance de conhecer melhor os diferentes espaços do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). Do pleno ao auditório, eles puderam observar de perto a rotina de trabalho no Palácio Rio Tocantins.
A visita foi coordenada pela equipe de cerimonial do Tribunal e contou com a participação da servidora Glacielle Torquato, que falou um pouco sobre o funcionamento das Câmaras e Tribunal Pleno, assim como sobre os trabalhos desempenhados por magistrados(as) e servidores(as).
O professor de Direito empresarial e tributário, Renato Braga, falou sobre a importância do Poder Judiciário abrir as portas para os acadêmicos. “Não é todo mundo que tem a oportunidade conhecer o Tribunal durante o curso. Quando essas visitas são proporcionadas, os alunos ficam felizes e isso traz ânimo para vida acadêmica”.
“A gente conheceu como funciona o Tribunal de Justiça, como funcionam os julgamentos divididos em câmaras, como direciona cada processo, como funcionam os julgamentos, a formação do Pleno. Tudo isso é muito proveitoso para nós que estamos iniciando a vida acadêmica”, disse a estudante Geuny Ribeiro.
Objetivo do projeto
O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” visa aproximar os(as) cidadãos(ãs) do Judiciário e, simultaneamente, demonstrar à sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça a seu favor. Ao trazer as pessoas fisicamente para o Tribunal de Justiça, de uma maneira interativa, cria-se a oportunidade de apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema judicial.
Serviço
O agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral pode ser realizado pelo e-mail