Esmat fortalece educação em comunidade Quilombola com doação de mais 360 livros

Fotografia colorida de duas mulheres segurando um livro cada uma ao lado de uma mesa cheia de livros. Elas estão paradas em frente a uma porta aberta dentro de uma sala

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) entregou, na tarde desta sexta-feira (28/6), 365 livros para a Escola Municipal Horácio José Rodrigues, localizada na Comunidade Quilombola de Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins. A ação é uma iniciativa da bibliotecária Silvânia Olortegui, que organiza campanhas de arrecadação de livros a cada semestre, promovendo a inclusão social e o acesso à educação.

Ao receber os livros, a coordenadora pedagógica Jucileide Alves Cardoso Campos expressou sua gratidão pela campanha e doação. “Quero aqui demonstrar a minha alegria por essa ação muito bonita que hoje se estendeu até a nossa escola. Até porque a gente fez esses dias atrás um projeto de leitura cujo tema foi “Ler é uma aventura”. Vi um grande efeito nesse projeto e agora, recebendo esses livros, com certeza será bem melhor para a gente desenvolver esse tipo de ação, porque a criança vai se sentir mais motivada”, apontou.

Com cerca de cem crianças matriculadas, Jucileide comentou sobre a importância da escola para a comunidade, destacando sua relevância na preservação e transmissão das tradições e identidade cultural.

“Nossas crianças já gostam de ler, mas com esses livros vão se sentir ainda mais motivadas. O nosso maior papel como educadores(as) hoje em dia é motivá-las. Quando você consegue motivar, já é um grande passo”, argumentou.

Em depoimento, a coordenadora elogiou a iniciativa. “Eu só quero agradecer, é um projeto muito lindo e espero que continuem fazendo isso com outras comunidades, que eu sei que vão agradecer da mesma forma e ficar felizes assim como nós.”

Para a bibliotecária Silvânia Olortegui, “fazer ação social de doações de livros é importante por várias razões, porque contribui para o desenvolvimento individual e comunitário de diversas maneiras. Em muitas comunidades, especialmente em áreas desfavorecidas, o acesso a livros e materiais educativos é limitado. Doar livros pode ajudar a reduzir essa desigualdade, proporcionando recursos que de outra forma não estariam disponíveis”.

Silvânia também destacou a importância da doação de livros para o meio ambiente. “Doar livros em vez de descartá-los contribui para a sustentabilidade ambiental, promovendo a reutilização de recursos. Esses pontos mostram que as doações de livros têm um impacto profundo e abrangente, promovendo a educação, a coesão social, o bem-estar emocional e a sustentabilidade”, desenvolveu.

Essa iniciativa da Esmat não apenas enriquece o acervo da escola, mas também fortalece os laços comunitários, promove a leitura e valoriza a cultura local, ressaltando a importância de ações contínuas para o desenvolvimento educacional.

 


Fechar Menu Responsivo
Busca Processual Jurisprudência Diário da Justiça
Rolar para Cima