
No Dia do Magistrado e da Magistrada, celebrado nesta sexta-feira (11/8), nada melhor que comemorar com números positivos.
Os magistrados desempenham um papel fundamental na aplicação da justiça e na garantia dos direitos dos cidadãos. É o que mostram os mais de 150 mil processos julgados pelo Judiciário tocantinense em 2023, considerando aí todas as classes processuais que tramitam no Sistema Eproc, como Termo Circustanciado (TCO), Boletim de Ocorrência (BOC) e Inquérito Policial.
"Neste Dia do Magistrado, expresso minha gratidão a Deus por cada um de vocês. Como magistrada, sabemos que cada sentença proferida, cada decisão ponderada, é um testemunho do comprometimento em manter a integridade do Sistema Judiciário", ressaltou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ao comemorar os números obtidos em 2023.
Números do 1º e 2º grau
O Judiciário tocantinense conta hoje, no segundo grau, com cinco desembargadoras e seis desembargadores, ao passo que, no primeiro grau, são 27 juízas e 73 juízes, aponta levantamento da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges-TJTO).
"Que Deus nos guie em nossas decisões e ilumine nossos caminhos, para que possamos continuar um ambiente onde todos os cidadãos são tratados com dignidade", frisou a presidente do TJTO, lembrando a importância do 11 de agosto, data em que são celebrados o Dia do Magistrado e o Dia do Advogado.
Para comemorar a data, o Centro de Comunicação do Poder Judiciário do Tocantins (Cecom TJTO) produziu dois vídeos especiais contando a rotina dos juízes Océlio Nobre e Silvana Parfieniuk e de como suas decisões afetam a vida das pessoas.