
A passagem da comitiva do “Justiça Mais Próxima e Inovadora” pelo Fórum de Tocantinópolis, a cerca de 530 km de Palmas, ocorreu em meio às festividades pela inauguração da nova sede da Comarca, nesta quinta-feira (12/9). De casa nova e agora trabalhando em instalações modernas e confortáveis, magistrados(as) e servidores(as) receberam a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a caravana do TJTO em clima de união e pertencimento.
Para o servidor Alexandre Silva Galvão, que atua como oficial de justiça da comarca há cerca de duas décadas, o sentimento é de muita alegria. “Nós termos a presidente nos visitando, a nossa chefe maior, na linha de frente com o servidor, isso é gratificante, a gente se sente importante.”
“Como servidor, é uma alegria muito grande ter em uma gestão, numa direção, pessoas que estão a par da realidade do dia a dia do trabalho do Judiciário como um todo. Dessa forma, a gente se sente forte, a gente se sente importante, a gente se sente fortalecido e aguerrido”, disse, destacando o trabalho da presidente e do juiz diretor da comarca, Helder Carvalho Lisboa. “Eu posso falar, em nome de todos os outros servidores, que esse prédio novo, esse momento, nos torna alegres, fortalecidos e aguerridos por essa condição, um renovo para nós.”
“Valorização” também é o sentimento compartilhado pela assessora jurídica Daiane Maior de Oliveira. Ela considera esse um momento muito positivo para todos da comarca. “O nosso sentimento é o de que nós também integramos o Poder Judiciário, a sensação é de justiça mais próxima mesmo”, comentou.
Prestigio à justiça de primeiro grau
Segundo o juiz Helder Carvalho Lisboa, a visita da presidente do TJTO demonstra o prestígio “à justiça de primeiro grau, aos(às) servidores(as), ao(à) jurisdicionado(a) e a toda a população”. Na oportunidade, o magistrado falou sobre a entrega do novo fórum. “A data representa um marco histórico. A estrutura do novo fórum contempla o que há de mais moderno, tanto na questão da qualidade dos móveis, computadores, a acessibilidade.”
Proximidade e integração
A visita da presidente do TJTO à Comarca de Tocantinópolis faz parte das ações do seu projeto de gestão em busca de promover uma maior proximidade da justiça com o(a) cidadão(ã), assim como do Tribunal de Justiça com todas as comarcas. O objetivo é fortalecer o Poder Judiciário para que a instituição possa garantir, cada vez mais, serviços de qualidade a todos.
Em bate-papo com os dois magistrados e 34 servidores da comarca, nesta tarde, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio reforçou que todos representam o Poder Judiciário.
“Nós somos pessoas e nós trabalhamos para pessoas. Nós lidamos com vidas, com liberdade, com patrimônio, com os sentimentos das pessoas. Então, nós temos que garantir a cidadania dos(as) nossos(as) cidadãos(ãs), garantir a dignidade dos(as) nossos(as) jurisdicionados(as)”, ressaltou.
Na oportunidade, assim como fez nas outras comarcas por onde passou, a presidente respondeu perguntas e tirou dúvidas sobre assuntos como cessão e remoção de servidores, indenizações e incorporações da Unidade Real de Valor (URV) aos vencimentos dos colaboradores do Judiciário.
Projetos da gestão
Durante a visita, magistrados e servidores(as) da comarca, composta também pelos distritos de Aguiarnópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha do Tocantins, tiveram a oportunidade de conhecer ainda um pouco mais sobre o programa de linguagem simples - SimplesTOC, ações de valorização, saúde e qualidade de vida oferecidos pelo TJTO, além de comunicação e segurança institucional.
Comitiva
Integraram a comitiva do “Justiça Mais Próxima e Inovadora” na visita à Comarca de Tocantinópolis a diretora-geral Ana Carina Mendes Souto; a chefe de Gabinete da Presidência, Jeane Justino; as diretoras de Comunicação e de Gestão de Pessoas, Kézia Reis e Márcia Mesquita, respectivamente; a coordenadora da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges/TJTO), Luciene Dantas, a cogestora do programa SimplesTOC, Roberta Maciel; o assessor militar do TJTO, coronel Jaizon Veras Barbosa e o tenente-coronel Ricardo Apolinário Carvalho, da Assessoria Militar.